-
Between vedetes and “men in travesti”: A study about dissident bodies and performances in Rio de Janeiro in the first half of the 20th century (1900-1950)||Entre vedetes y “hombres en travesti”: Un estudio sobre cuerpos y actuaciones disidentes en Río de Janeiro en la primera mitad del siglo 20 (1900-1950)||Entre vedetes e “homens em travesti”: um estudo sobre corpos e performances dissidentes no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX (1900-1950)
- Voltar
Metadados
Descrição
The purpose of this article is to discuss how homosexuals of the first half of the 20th century (“sodomites”, “frescos”, “bagaxas” and “inverts” as they were called) appropriated the public territories of the city of Rio de Janeiro and developed technologies and resistance practices capable of circumventing the bourgeois and heteronormative conventions, even having a relationship with the Magazine Theater (the “Teatro de Revista”) and the “vedetes”. By the premise of a long time organization of homosexuals in Brazil, it is clear that those men learned to establish networks of sociability among themselves and thus faced the bourgeois morality and the medical and legal discourses that persecuted and excluded them. More than individuals shaping experiences, effemination, for example, was often adopted as a mechanism of resistance to institutional control and gender normativity, and the Magazine Theater became a possibility of agency in which it was possible to remodel projects of life of which gender and sexuality diversities have become a constitutive part. The historical documents used here were medical theses and books, criminal anthropology archives and magazine and newspaper headlines, and the temporality of the analysis was marked by the years 1900 and 1950.||El propósito de este artículo es discutir cómo los homosexuales de la primera mitad del siglo XX (los “sodomitas”, “frescos”, “bagaxas” e “invertidos” como se llamaban) se apropiaron de las calles y de los territorios públicos de la ciudad de Río de Janeiro y desarrollaron tecnologías y prácticas de resistencia capaces de eludir las convenciones burguesas y heteronormativas, incluso teniendo una relación con el “Teatro de Revista” y con las “vedetes”. Desde la premisa de la organización a largo plazo de los homosexuales en Brasil, está claro que aquellos hombres aprendieron a establecer redes de sociabilidad entre ellos y, por lo tanto, enfrentaron la moral burguesa y los discursos médicos y legales que los persiguieron y los excluyeron. Más que las experiencias conformes de los individuos, la afección, por ejemplo, a menudo se adoptó como un mecanismo de resistencia al control institucional y la normatividad de género, y el “Teatro de Revista” se constituyó como una posibilidad de agencia en la que era posible remodelar proyectos de vida de la cual las diversidades de género y sexualidad se han convertido en una parte constitutiva. Las fuentes utilizadas aquí fueron tesis y libros de medicina, archivos de antropología criminal y titulares de revistas y periódicos, y la temporalidad del análisis estuvo marcada por los años 1900 y 1950.||O objetivo deste artigo é fazer uma discussão sobre como os homossexuais da primeira metade do século XX (os “sodomitas”, “frescos”, “bagaxas” e “invertidos” como eram chamados) se apropriaram dos territórios públicos da cidade do Rio de Janeiro e desenvolveram tecnologias e práticas de resistência capazes de burlar as convenções burguesas e cisheteronormativas, travando inclusive relação com o Teatro de Revista e as vedetes. A partir da premissa da organização de longa duração dos homossexuais no Brasil, percebe-se que aqueles homens aprenderam a estabelecer entre si redes de sociabilidade e assim enfrentaram a moral burguesa e os discursos médico e jurídico que os perseguiam e excluíam. Mais do que experiências conformadoras dos indivíduos, a efeminação, por exemplo, era adotada muitas vezes como mecanismo de resistência ao controle institucional e à normatividade de gênero, e o Teatro de Revista se constituiu como uma possibilidade de agência na qual era possível remodelar projetos de vida de que as diversidades de gênero e sexualidade passaram a ser parte constitutiva. As fontes aqui utilizadas foram teses e livros médicos, arquivos de antropologia criminal e manchetes de revista e jornal, e a temporalidade da análise foi demarcada pelos anos de 1900 e 1950.
ISSN
1413-3024
Periódico
Autor
Barcelos Soliva, Thiago | Gomes Junior, João
Data
18 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/30003 | 10.34019/2594-8296.2020.v26.30003
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 João Gomes Junior, Thiago Barcelos Soliva
Fonte
Locus: History Journal; Vol. 26 No. 1 (2020): Dossier - Hegemonic and counter-hegemonic identities and sexualities. Feminities and masculinities in authoritarian times; 123-148 | Locus: Revista de Historia; Vol. 26 Núm. 1 (2020): Dossier - Identidades y sexualidades hegemónicas y contra-hegemónicas. Feminidades y masculinidades en tiempos autoritarios; 123-148 | Locus: Revista de História; v. 26 n. 1 (2020): Dossiê - Identidades e sexualidades hegemônicas e contra-hegemônicas. Feminidades e masculinidades em tempos autoritários; 123-148 | 2594-8296 | 1413-3024
Assuntos
History | Dissident bodies | Gender performances | Magazine Theater | Historia | Cuerpos disidentes | Actuaciones de género | “Teatro de Revista”. | História | Corpos dissidentes | Performances de gênero | Teatro de Revista
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion