-
Problem-based learning in Engineering teaching||Aprendizagem por problemas no ensino de Engenharia
- Voltar
Metadados
Descrição
From the study of a regular subject in the undergraduate program of Agricultural and Environmental Engineering, relating the perspectives of the professor and their students and considering the workload and the contents addressed, a systematic work known as Problem-Based Learning - PBL was proposed to be used in the classroom to introduce the method in engineering education. The results demonstrate the feasibility of partially using the PBL approach and its applicability to subjects that have practical classes, as was the case of the subject studied, Thermodynamics. The paper also presents a methodology for organizing groups of students in the classroom to dynamize the learning process and to support the exchange of experiences by PBL.||A partir do estudo de uma disciplina regular do curso de graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, relacionando as perspectivas do professor e dos estudantes e considerando a carga horária e do conteúdo abordado, foi proposta uma sistemática de trabalho em sala de aula, de curso presencial, para introdução do método de ensino conhecido como “Problem-Based Learning” (PBL) no ensino de Engenharia. Os resultados demonstraram viabilidade na proposição de uso do PBL de forma parcial e aplicado para disciplinas que preveem uma carga horária prática, como foi o caso da que foi estudada, a “Termodinâmica”. O artigo apresenta, ainda, uma metodologia para organização dos grupos de estudantes em sala de aula, para dinamizar o processo de aprendizagem e troca de conhecimentos pelo PBL.
ISSN
2237-5864
Periódico
Autor
Araújo, Wilson José de | Lopes, Roberto Precci | Filho, Delly Oliveira | Barros, Paulo Marcos Monteiro de | Olveira, Rubens Alves de
Data
23 de maio de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2077 | 10.35699/2237-5864.2016.2077
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Wilson José de Araújo, Roberto Precci Lopes, Delly Oliveira Filho, Paulo Marcos Monteiro de Barros, Rubéns Alves de Olveira
Fonte
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 6 No. 1 (2016); 57-90 | Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 6 Núm. 1 (2016); 57-90 | Revista Docência do Ensino Superior; v. 6 n. 1 (2016); 57-90 | 2237-5864 | 2358-6338
Assuntos
Ensino de Engenharia | Didática | Método de ensino | Formação em Engenharia | Engineering education | Didactics | Teaching method | Training in engineering
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion