-
Experimentations with cordel on theatre games||Experimentaciones com el cordel em el juego teatral||Experimentações com o Cordel no jogo teatral
- Voltar
Metadados
Descrição
It is intended to analyze interlacement strategies and approaches between theatre games in the classroom and cordel literature, aiming to improve the students’ performance on stage as well as their acquaintance with cordel literature and its characteristics. The procedures regard multidisciplinary circumstances in which the participating students may experience fundamental aspects of theatre games and traditional cordel literature. The combined experimentation originates from fundamental aspects of cordel writing: the metrics and rhyming, which become game rules within the methodological propositions. Likewise, the fundamental aspects of Spolin’s games – the “who”, the “where” and the “what” – may serve as foundations for the making of cordel literature pieces, stimulating cordel playwriting.||Se pretende analizar estrategias y enfoques de cruce entre el juego teatral en clase y la literatura de cordel, a fin de promover el progreso de los estudiantes en la escena y su aproximación con el cordel y sus características. Los procedimientos apuntan a una experiencia multidisciplinaria en la que los estudiantes participantes pueden experimentar aspectos fundamentales de los juegos teatrales y de la literatura tradicional de cordel. La experimentación conjunta parte de aspectos fundamentales del cordel: métrica y rima, que se convierten en reglas del juego en las proposiciones. Del mismo modo, los aspectos fundamentales para los juegos spolinianos – el “quién”, el “dónde” y el “qué” – pueden servir como principio para la producción de folletos, fomentando la producción de dramaturgias en cordel.||Pretende-se analisar estratégias e abordagens de cruzamento entre o jogo teatral na sala de aula e a literatura de cordel, visando o aprimoramento dos estudantes em cena e uma aproximação com o cordel e suas características. Os procedimentos têm em vista uma experiência multidisciplinar na qual alunos participantes possam vivenciar aspectos fundamentais dos jogos teatrais e da literatura de cordel tradicional. A experimentação conjunta parte de aspectos fundamentais da escrita de cordel: a métrica e a rima, que se transformam em regras de jogo nas proposições metodológicas. Da mesma maneira, os aspectos fundamentais para os jogos spolinianos – o “quem”, o “onde” e o “o quê” – podem servir de princípio para a produção de folhetos, incentivando a produção de dramaturgias em cordel.
ISSN
1982-9507
Autor
Couto, Lara Barbosa | Magalhães, Elton Linton Oliveira
Data
10 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/19897 | 10.35699/2237-5864.2020.19897
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 LARA BARBOSA COUTO, Elton Magalhães | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 10 No. 20: nov.2020 - jan.2021; 162-180 | PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 10 Núm. 20: nov.2020 - ene.2021; 162-180 | PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 10 n. 20: nov.2020 - jan.2021; 162-180 | 2238-2046 | 1982-9507
Assuntos
Jogos Teatrais | Literatura de Cordel | Procedimentos criativos | Pedagogia das artes cênicas | Juegos Teatrales | Literatura de Cordel | Procedimientos Creativos | Pedagogía de las Artes Escénicas | Theatre Games | Cordel Literature | Creative Procedures | Performing Arts Pedagogy
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion