Descrição
Com este artigo pretende-se, através de uma análise teórica, bem como de uma análise documental centrada nas duas recentes edições do Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, realizados em 2010, no Porto, e, em 2012, em Minas Gerais e da inventariação de estudos empíricos, levantar e discutir questões sobre a docência, de modo que seja possível recentrar a discussão sobre um dos aspetos essenciais do sistema educativo. A escolha deste corpus documental, e no reconhecimento das vantagens de ser seguida uma metodologia qualitativa que contenha múltiplos e diferentes olhares (Amado, 2013), oriundos do mundo académico do Brasil e de Portugal, justifica-se na base não só de uma relação epistemológica forte que se verifica existir entre Currículo, Didática e Formação de Docentes (Duarte, 2010; Lüdke & Boing, 2007; Pacheco, 2005; Estrela, 2004; Esteves & Rodrigues, 2003; Pacheco, 2002), como também de um reflexo direto da globalização (Pacheco, 2011; Lüdke & Boing, 2007; Esteves, 2007), isto é, das políticas de partilha de conhecimento (Steiner-Khamsi, 2012), das políticas de prestação de contas (Taubman, 2009), e inevitavelmente da avaliação externa de escolas, na formação inicial e continuada de docentes. Os dados deste estudo indicam que o tema da formação de docentes é substantivamente referido nos Estudos Curriculares e que esta formação (inicial e continuada) é crescentemente intersetada por referenciais globalizados, com a discussão de aspetos centrados em resultados e standards que ressignificam o trabalho docente, e que está intrinsecamente relacionada com a cultura de avaliação.