Descrição
As transformações econômicas e culturais pelas quais passou o país nas primeiras décadas do século XX teriam concebido a escola como a instituição responsável pelo desenvolvimento e progresso do país. A demanda pela escolarização no início do século XX exigiu uma formação de professores para atuação nas escolas elementares, e as Escolas Normais foram instituições responsáveis pela formação de professores de primeiras letras. Nessas instituições, surgiram as primeiras experiências de curso “pós-normal”. A Escola Normal foi considerada o gérmen dos cursos superiores de formação do pedagogo no Brasil (BRZEZINSKI, 2010). Este trabalho teve como objetivo contextualizar historicamente o curso de administradores escolares, oferecido pelo Instituto de Educação da Universidade de São Paulo (IEUSP) entre 1935 e 1938. Fundamentando-se na perspectiva da história do currículo, esta pesquisa dialogou especialmente com as ideias centrais de Ivor Goodson, que compreende o currículo como construção social, investigando como e por que determinado conhecimento é ensinado em determinado contexto histórico. A metodologia de pesquisa apoiou-se na análise documental, partindo da revisão bibliográfica referente ao tema, e o estudo dos programas de ensino, da legislação educacional e dos prontuários e diplomas de ex-alunos obtidos no Acervo Histórico Caetano de Campos.