-
Βίος + BI/OS: Diferença e corporeidade nas abordagens tecnológicas transgressivas observadas na artemídia
- Voltar
Metadados
Descrição
Βίος + BI/OS: difference and corporeality as observed in media arts transgressive technological approaches
In this paper, I will consider some perspectives raised by aesthetic assimilations of artistic practices associated to exploratory and transgressive uses of technology. Our axis of discussion will be the notion of difference that has been ascribed to this kind of hacking approach by McKenzie Wark, a theoretical contribution stemming from Deleuze. As a counterpoint to this specific understanding, I will review some topics found in strands of thought related to Jacques Derrida and Niklas Luhmann philosophies of difference. This way, I intend to highlight some shared perspectives regarding the constituent processes of technological corporeality that artworks may bring about through hacking. Their outcomes can thus be perceived as aesthetic manifestations of operations derived from system differences, often concerning both artificial and organic domains. Therefore, I will comment on how sensorimotor impulses and reactions articulated by hacking arts correspond the shuffling of aesthetic qualifications based on political life singularity (βίος), reflecting artefactual agencies explored and transgressed through technology. I will refer to this artefactual domain by means of the homophonous and metonymical BI/OS, acronym for the Basic Input-Output System that controls the operations of computational hardware, let’s say, its own corporeality.
Keywords: Difference and Technology, Systems, Hacking, Media Arts. ||Neste trabalho, considerarei algumas perspectivas suscitadas pela recepção estética de práticas artísticas associadas ao uso exploratório e transgressivo da tecnologia. O eixo de discussão será a noção de diferença vinculada a essa abordagem hacker, conforme a proposta de McKenzie Wark construída a partir do legado deleuziano. Em contraponto a essa compreensão específica da diferença, revisarei aspectos encontrados em vertentes ligadas ao pensamento de Jacques Derrida e Niklas Luhmann. Com isso, pretendo apontar algumas vias comuns de compreensão a respeito dos processos que constituem as corporeidades tecnológicas dos trabalhos de arte hacker. Seus resultados podem então ser percebidos como manifestações estéticas das operações derivadas das diferenças sistêmicas que frequentemente concernem tanto o artificial quanto o orgânico. A partir disso, considerarei como os impulsos e respostas sensório-motoras articulados pela arte hacker correspondem a um embaralhamento das qualificações estéticas ligadas à vida singularizada e política (βίος), em correspondência aos fatores artefatuais explorados e transgredidos com base na tecnologia. A esta artefatualidade farei aqui referência por meio do uso homofônico e metonímico do acrônimo BI/OS, usado para designar o sistema básico de entrada (input) e saída (output) que fundamenta a operação do hardware computacional, ou seja, a sua corporeidade.
Palavras-chave: Diferença e Tecnologia, Sistemas, Hackeamento, Artemídia.
ISSN
1809-8274
Periódico
Autor
HORA, DANIEL
Data
24 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 DANIEL HORA | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Artefilosofia; v. 15 (2020): Edição Especial ; 374-387 | 2526-7892 | 1809-8274
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Chamada restrita. Artigos convidados e avaliados pelos pares. | Invited items and peer prices. | Artículos invitados y precios similares. | Articles invités et prix des pairs.