-
As multifaces da leitura: a construção dos modos de ler
- Voltar
Metadados
Descrição
This article approaches the different reading processes, especially the learning and teaching ones , and its purpose is to retake discussions abaout the subject reader’s work in the classroom. The reading strategies in the classroom have gone through different models, according to the linguistic theories and their authors, throughout time. It retakes, as well, the various theories under the perspective of the language, surveying the different attitudes which contribute to the construction of the reading ways. It starts up with a new struturalist proposal and reaches the dialogical or partner-interacionist conception by Bakhtin (1981/1992), by François (1984/2000) and by Almeida (2004). The research shows that reading is a complex and dynamic process and, that reading is a way to see which depends on the interative movement of the author/reader/text in the production of senses. The conclusion highlights that reading, under the parner-interacionist perspective, is another way to contribute to the being reader in a re- signified world.||Este artigo aborda os diferentes processos de leitura, especialmente o ensino e aprendizagem, e propõe reabrir as discussões sobre o trabalho do sujeito leitor na sala de aula. Os modos de ler no espaço escolar passaram por diferentes modelos, conforme a evolução das teorias lingüísticas e os autores interessados, nas diversas épocas. Retoma as várias correntes na perspectiva de língua/linguagem, rastreando as diferentes posturas que contribuíram para a construção dos modos de ler. Inicia com a proposta estruturalista e alcança a concepção dialógica ou sóciointeracionista de Bakhtin (1981/1992), de François (1984/2000) e de Almeida (2004). A pesquisa revela que ler é processo complexo e dinâmico e a leitura é um modo de ver que depende do movimento interativo do autor/leitor/texto na produção do sentido. A conclusão aponta que a leitura na perspectiva sócio-interacionismo constitui uma outra maneira de contribuir com o ser leitor do mundo re-significado.
ISSN
1516-1536
Periódico
Autor
Almeida, Maria de Fátima
Data
27 de março de 2010
Formato
Idioma
Fonte
Revista Graphos; v. 10 n. 1 (2008): Literatura, Leitura e Ensino | 1516-1536
Assuntos
Language | Interaction | Reading | Teaching | Linguagem | Interação | Leitura | Ensino
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion