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What do external evaluation results reveal about literature teaching in teacher training?|| C’EST QUE RÉVÈLENT LES RÉSULTATS DANS LES ÉVALUATIONS EXTERNES À PROPOS L’ ENSEIGNEMENT DE LITTÉRATURE DANS LA FORMATION DU PROFESSEUR||O que revelam os resultados de avaliações externas sobre o ensino da literatura na formação docente?
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Metadados
Descrição
This paper presents the analysis of two practices of assessing literature that has achieved good performance in external evaluations. They were carried out at a public and a private high schools in the State of Paraná, Brazil. Results show that good outcomes do not necessarily mean good practices in literature teaching if these are understood as the ones that are meaningful in the formation of anarchic readers, i.e., the reader who can read from the inherent contradictions of the world and of man. Excellent performance at the National High School Exam (ENEM) was surprising, because teaching literature in high schools has constantly been challenged as young people are often considered not to like to read books assigned by their teachers. The survey included categories such as the operationalization of literary practices, teachers´ academic education, teachers’ and students’ profiles, as well as their relationships with reading and with literature teaching and practice. Sharing pedagogical practices that mediate literary reading can help to establish meaning in literature teaching, specially to form anarchic readers. Such practices allow students and teachers to encounter some awareness moments, making them meaningful as well as comfort and humanizing spaces in a chaotic, empty and fast world.||Este artigo apresenta a análise de duas práticas de ensino da literatura que obtiveram bons desempenhos em avaliações externas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Elas foram realizadas no âmbito do ensino médio de uma escola pública e outra privada, no Estado do Paraná. A análise mostra que bons resultados não necessariamente revelam boas práticas do ensino da literatura, entendendo-se por uma boa prática aquela que se apresenta como relevante na formação de leitores anárquicos, isto é, daquele leitor que consegue ler a partir das contradições inerentes ao mundo e ao homem. Uma vez que o ensino de literatura no ensino médio frequentemente é questionado sob a acusação de que os jovens não gostam de ler os livros solicitados por seus professores, chamaram-nos a atenção os resultados apresentados pelas escolas que foram investigadas, pois, nelas, os alunos conseguem ótimo desempenho nas provas do ENEM. O funcionamento de tais práticas de literatura; a formação dos professores; o perfil docente; o perfil dos alunos; a relação destes com a leitura, com o ensino de literatura e com a prática de literatura foram categorias mobilizadas para chegarmos a tal resultado. Partilhar práticas pedagógicas que conseguem mediar a leitura literária pode contribuir para que se estabeleça sentido no ensino da literatura na escola, especialmente para formar leitores anárquicos. Tais práticas favorecem, para alunos e professores, o encontro de momentos de sensibilização, configurando-se um espaço de aconchego, acolhimento e humanização em um mundo caótico, vazio e cada vez mais veloz.
ISSN
1516-1536
Periódico
Autor
Menezes, Juliana Alves
Data
16 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/52473 | 10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52473
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Graphos
Fonte
Revista Graphos; v. 22 n. 2 (2020): Literatura: Educação, Recepção e Circulação de Obras Literárias; 363-378 | 1516-1536
Assuntos
Literature teaching | Reader Formation | Literature Evaluation | ENEM | Ensino de Literatura | Formação do Leitor | Avaliação de Literatura | ENEM
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion