-
SOCRATIC-PLATONIC EPIMELEIA HEAUTOU [doi: 10.7443/problemata.v2i2.10719]||EPIMELEIA HEAUTOU SOCRÁTICO-PLATÓNICA [doi: 10.7443/problemata.v2i2.10555]||EPIMELEIA HEAUTOU SOCRÁTICO-PLATÔNICA [doi: 10.7443/problemata.v2i2.10719]
- Voltar
Metadados
Descrição
The issue this text is to look critically explain how Foucault drew this relationship between government of others and government itself. Our reading of Foucault texts lead us to believe that any characterization of the christian ethic of meat can be read as a counterpoint to the greek self-care. If this reading is sustainable, we believe that the christian epimeleia ton allon, understood as a set of technologies intended for the subjection, is related to governmentality too narrowly. Our intent is to argue that studies of self-care from classical Greek were a priority alternative to built a self-constitution of a subject not subjected. We will find out to determine how Foucault understood the self-care as a good command of his own passions to the point of proposing an aesthetics of existence as an alternative ethical-political.||La questión que a nosotros nos parece más pertinente a este texto es buscar averiguar de manera crítica cómo Foucault delineó la relación entre gobierno de los otros y gobierno de si. Nuestra lectura de los textos de Foucault nos llevan a creer que toda la caracterización de la ética cristiana de la carne puede leída como una contraposición al cuidado de si griego. Se esta lectura se sostiene, compreendemos que la epimeleia ton allon cristiana, tomada como un conjunto de tecnologias destinadas al assujetamiento, se relaciona a la gobernamentalidad de manera muy estrecha. Nuestro intento será lo de argumentar que los estudios sobre el cuidado de si grego clásico fueran la alternativa prioritaria construida por Foucault para pensar en una autoconstituición de un sujeto no sujetado. Buscaremos averiguar de que forma Foucault comprendió el cuidado de si como un buen dominio del individuo sobre sus propias pasiones, a punto de proponer una estética de la existencia como alternativa ético-política.||A questão que nos parece mais pertinente para este texto é buscar explicitar de maneira crítica como Foucault desenhou esta relação entre governo dos outros e governo de si. Nossa leitura dos textos foucaultianos nos levam a crer que toda a caracterização da ética cristã da carne pode ser lida como uma contraposição ao cuidado de si grego, ou vice-versa. Se esta leitura é sustentável, entendemos que a epimeleia ton allon cristã, entendida como um conjunto de tecnologias destinadas ao assujeitamento, está relacionada à governamentalidade de maneira muito estreita. Nosso intento será argumentar que os estudos sobre o cuidado de si grego clássico foi a alternativa prioritária construída por Foucault para que se possa pensar em uma autoconstituição de um sujeito não sujeitado. Buscaremos averiguar de que forma Foucault compreendeu o cuidado de si como um bom domínio sobre as próprias paixões a ponto de propor uma estética da existência como alternativa ético-política.
ISSN
2236-8612
Autor
Barros II, João Roberto
Data
16 de novembro de 2011
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/10719 | 10.7443/problemata.v2i2.10719
Idioma
Fonte
Problemata: International Journal of Philosophy; Vol. 2 No. 2 (2011); p. 178-195 | Problemata - International Journal of Philosophy; Vol. 2 No 2 (2011); p. 178-195 | Problemata - Revista Internacional de Filosofia; v. 2 n. 2 (2011); p. 178-195 | 2236-8612 | 1516-9219
Assuntos
Cuidado de si | ética cristã da carne | estética da existência | Michel Foucault. | Filosofia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Estudos genealógicos