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EDTECH: A EFICÁCIA DE STARTUPS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM BILÍNGUE
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Metadados
Descrição
Este artigo versa sobre a eficácia das startups nos processos de aprendizagem bilíngue, no ensino híbrido. O método utilizado foi exploratório-bibliográfico com população de acesso aos métodos InSchool, aos aplicativos, plataformas online e ensino personalizado das EdTechs. Assim, verificou as possibilidades e contribuições na educação disruptiva, através de design thinking. Avaliando-se a importância e o desempenho no processo de aprendizagem.
ISSN
1981-6081
Periódico
Autor
Müller, Josiane | Sobrinho, Sidinei Cruz
Data
22 de agosto de 2020
Formato
Idioma
Relação
https://periodicos.ufpe.br/revistas/hipertextus/article/view/248008/36483 | /*ref*/BACICH, L.; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2018. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 7ª ed. São Paulo: Hucitec, 1995. BEETOOLS. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2019. CHOMSKY, N. Novos Horizontes no Estudo da Linguagem. Delta: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010244501997000300002&script=sci_arttext&tl ng=pt. Acesso em: 01 nov. 2018. EMPRESA IDEO. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2019. GOOGLE FOR EDUCATION. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2019. HARMERS, J; BLANC, M. Bilinguality and Bilingualism. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. HARRIS, J. Enhance Learning with Technology. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019. KRIPPENDORF, K. On the essential contexts of artifacts or on the proposition that “design is making sense (of things)”. Design Issues: 1989, ano 5 (vol. 2), p. 9- 39. LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies: changing knowledge and classroom learning. Buckingham: Open University Press, 2003. LEFFA, Vilson J. (Org.). Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006, p. 11-36. LEMKE, J. L. Metamedia literacy: transforming meanings and media. In: REINKING, D. et al (Eds.) Literacy for the 21st Century: technological transformation in a posttypographic world. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1998. p. 238-301. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2018. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 264 p. PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1986. POZO, Juan I.; MORTIMER, Eduardo F. (Rev.). Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 2002. 296 p. (Biblioteca Artmed) PRENSKY, Marc. Não me atrapalhe, mãe -- eu estou aprendendo!: como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no século XXI, e como você pode ajudar. São Paulo: Phorte, 2010. 318 p. PROJETO DRAFT. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2019. RAMMER, C.; MÜLLER, B. Start-up promotion instruments in OECD countries and their application to developing countries. German: GIZ, 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2018. RIES, E. A Startup Enxuta – The Lean Startup. São Paulo: Lua de Papel, 2012. SIEMENS, George. Conectivismo: Uma Teoria da Aprendizagem? In: SIEMENS, George. Da Web 2.0 ao e - Learning 2.0: Aprender na Rede, Parte 2 – O e - Learning 2.0. Disponível em . Acesso em: 07 abr. 2018. TEDESCO, Juan C. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez, 2004. TROIKA. Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2019. VIANNA, Mauricio. Et al. Design thinking: inovacao em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. 164 p. WARSCHAUER, M. et al. Internet for English Teaching. Alexandria: TESOL, 2000. WOOD, David J. Como as crianças pensam e aprendem: os contextos sociais do desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Loyola, 2003. 305 p.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Hipertextus - Revista Digital
Fonte
Hipertextus - Revista Digital; v. 21, n. 1 (2019) | 1981-6081 | 10.47867/htxt.v21i1
Assuntos
EdTech. Linguagem. Educação.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares