Descrição
Inserido no âmbito do campo aplicado dosestudos linguísticos, este artigo é resultado de umapesquisa documental que analisa as atividades deprodução escrita dos três volumes da coleção de livrosdidáticos multimídia (composta de livro digital e livroimpresso): “Português – Linguagens em Conexão”(Ensino Médio). O objetivo mais amplo é descrever, pormeio de uma sinopse (CORDEIRO, 2015), as atividadesde produção escrita da coleção; e, de forma maisespecífica, investigar a concepção de linguagemsubjacente às propostas de produção textual multimodal,bem como se os objetos de ensino do Eixo 3 (ProduçãoEscrita e Oral) fomentam as atividadesmultiletradas/culturais e semióticas (ROJO, 2009). Comoresultados, constatou-se que: a) a concepção delinguagem da coleção se enquadra na abordageminteracionista; b) a escrita é vista como um processo e areescrita como mais uma das etapas desse processo; c)a interdisciplinaridade é explorada nos temas propostos;d) os multiletramentos estão subjacentes à concepção delinguagem sociointeracionista, que abarca inúmeraspráticas sociais e diversas mídias.