-
O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: RUMO À UFRN MÚSICA 2020
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo se propõe a refletir sobre o processo de orientação profissional mediado por tecnologias digitais, tendo o aplicativo Whatsapp como principal recurso de mediação, junto a alunos de um projeto social na cidade de Guamaré/RN, durante o processo de preparação para a prova do Teste de Habilidade Específica -THE, para ingresso no curso de Licenciatura em Música da UFRN no ano de 2020. Sob uma perspectiva qualitativa, com base nos ditames metodológicos da Pesquisa-ação, conforme estudos de Engel (2000), elegemos como instrumento para construção dos dados os registros das interações no grupo do Whatsapp (como um diário de campo), e a aplicação de uma entrevista semiestruturada com os alunos. Embasados nas concepções teóricas de Melo-Silva, Munhoz e Leal (2019), Santaella (2013), Kleber (2011) e Beltrame (2014), dentre outros, pudemos concluir que o processo de orientação profissional mediado por tecnologias digitais pode viabilizar diversos níveis de interações e construções de conhecimento, conectando redes que dão novos significados às relações, possibilitando encontros, embates, motivação, cumplicidade, aprendizagem musical e ressignificações de saberes.
ISSN
1981-6081
Periódico
Autor
Paiva, Luciano Luan Gomes | Lima, Gueidson Pessoa de
Data
11 de fevereiro de 2021
Formato
Idioma
Relação
https://periodicos.ufpe.br/revistas/hipertextus/article/view/249470/37684 | /*ref*/ARAMUNI, João P. C.; MAIA, Luiz C. G. O impacto da tecnologia da informação no ensino superior: desafios da ubiquidade na aprendizagem estudantil. Educação & Tecnologia. V.22, n. 3. p. 1-18. 2017. | /*ref*/BELTRAME, Juciane A. Transformações tecnológicas e mudanças na aprendizagem musical: um estudo sobre redes sociais na aprendizagem online. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA – SIMPOM, III., 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de janeiro: UNIRIO, 2014. 357 – 366. | /*ref*/BRASIL, Ministério da Educação. Sistema de Seleção Unificada – SISU. Disponível em: . Acesso em: 27/10/2019. | /*ref*/CETIC.BR. Comitê Gestor de Internet no Brasil. Pesquisa TIC Domicílios. Unidade de análise: usuários. 2018. Indicador: usuários de internet pelo telefone celular – por tipo de conexão utilizada no celular. Categoria: 3G ou 4G; Wi-fi. Disponível em: . Acesso em: 28/10/2019. | /*ref*/COMPERVE. Núcleo Permanente de Concursos. UFRN. Disponível em: . Acesso em: 09/11/2019. DUARTE, Maria E. Inovação em Orientação e Aconselhamento de Carreira: Mitos e Realidades. Revista Brasileira de Orientação Profissional. V. 16, n. 2, jul-dez, p. 111-121. 2015. | /*ref*/KLEBER, Magali O. A rede de sociabilidade em projetos sociais e o processo pedagógico-musical. Revista da ABEM, Londrina, V. 19, n. 26, p. 37-46, jul./dez. 2011. | /*ref*/RBOP. Revista Brasileira de Orientação Profissional. Periódicos Eletrônicos em Psicologia – PEPSIC. 1997. Disponível em: . Acesso em: 03/11/2019. | /*ref*/SANTAELLA, Lúcia. Desafios da ubiquidade para a educação. Ensino Superior UNICAMP. V. 9, p. 19-28. 2013. | /*ref*/SILVA, L.; MUNHOZ, I.; LEAL, M. Orientação profissional na educação básica como política pública no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional. V. 20, n. 1, jan-jun, p. 3-18. 2019. | /*ref*/UFRN-COMPERVE. Edital 04/2019 do Processo Seletivo para ingresso no curso de Licenciatura em Música na UFRN, no ano de 2020. Disponível em: . Acesso em: 28/10/2019. | /*ref*/WHATSAPP. Rede social Whatsapp. Simples. Seguro. Troque mensagem com confiança. Disponível em: . Acesso em: 24/02/2020.
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Hipertextus - Revista Digital
Fonte
Hipertextus - Revista Digital; v. 22, n. 1 (2020) | 1981-6081 | 10.47867/htxt.v22i1
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares