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LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO E FORMAÇÃO DO LEITOR NA CULTURA DIGITAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
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Metadados
Descrição
O ensaio tematiza sobre a formação de leitores crítico-reflexivos nacultura digital. Objetiva apresentar discussão teórica sobre letramento digital, em uma perspectiva critica, contribuindo, assim, para a ampliação dos estudos sobre formação do ciberleitor no ambiente escolar. Nesse sentido, apresenta reflexões acerca de novas possibilidades de estéticas textuais para uma prática docente transformadora, visando ao empoderamento discursivo-reflexivo dos estudantes, principalmente para que utilizem, de forma crítica, autônoma e responsiva, gêneros da esfera digital.
ISSN
1981-6081
Periódico
Autor
Silva, Maria Jeane Souza de Jesus | Santana, Neidson Dionísio Freitas de | Anecleto, Úrsula Cunha
Data
22 de agosto de 2020
Formato
Idioma
Relação
https://periodicos.ufpe.br/revistas/hipertextus/article/view/247989/36472 | /*ref*/BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola, 2015. BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006. COSCARELLI, C. V. Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio. Revista Linguagem em (Dis)curso, Palhoça-SC, v. 9, n. 3, p. 549-564, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v9n3/06.pdf. Acesso em: 23 jan. 2019. CUNHA, Úrsula. Letramento escolar e cotidiano: análise de experiências sobre práticas de letramento à luz crítica cultural. Jundiaí: Paco editorial, 2014. KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61. LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre; Sulina, 2002. MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (orgs) Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas-SP: Pontes, 2013. MOTTA, Aracelle Palma Fávero. O letramento crítico no ensino/aprendizagem de língua inglesa sob a perspectiva docente. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/379- 4.pdf?PHPSESSID=2009051408162317. Acesso em: 05 ago. 2018. ROJO, R; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004. __________. L. (2010). A aprendizagem ubíqua substitui a aprendizagem formal? Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP. São Paulo, v. 2, n. 1, p. 17-22, out. Disponível em: revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3852/2515. Acesso em: 04 mar. 2019. SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 6 ed. São Paulo: Editora Loyola, 2012. STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. TAKAKI, N. H. Perspectivas Derredianas e Linguagem Digital: aproximações. In: TAKAKI, N. H.; MOR, W.M. (Org.). Construções de Sentido e Letramento Digital Crítico na Área de Línguas/Linguagens. Campinas, SP: Pontes, 2017. __________. H. Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Hipertextus - Revista Digital
Fonte
Hipertextus - Revista Digital; v. 20, n. 1 (2019) | 1981-6081 | 10.47867/htxt.v20i1
Assuntos
Letramentos digital crítico; Ciberleitor; Cultura digital.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares