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METÁFORAS CONCEITUAIS NA LIBRAS: PROSPECTIVAS SOBRE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM TECNOLÓGICO
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Metadados
Descrição
Na perspectiva do texto multimodal e da inclusão do aluno surdo em ambiente escolar, o objetivo deste artigo é apresentar um objeto de aprendizagem (OA) tecnológico que ensina metáforas conceituais em/na Libras e o percurso metodológico para produzi-lo. Além da fundamentação teórica, disponibiliza-se no texto link para acesso do material em formato de vídeo-aula.
ISSN
1981-6081
Periódico
Autor
Andrade, Édipo Santana Bispo | Castro, Lorena Gomes Freitas de | Filho, Geraldo Ferreira
Data
22 de agosto de 2020
Formato
Idioma
Relação
https://periodicos.ufpe.br/revistas/hipertextus/article/view/248014/36487 | /*ref*/ARAÚJO, Nukácia M. S. Objetos de aprendizagem de língua portuguesa. In: ARAÚJO, J.; LIMA, S.C.; DIEB, M. Línguas na Web: links entre ensino e aprendizagem. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. BRAGA, Denise Bértoli. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasil, 2006. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais (ensino médio) – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasil, 2006. DIONISIO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN, Clecio; Mendonça, Márcia (Org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013a. p. 19-42. ______; VASCONCELOS, Leila Janot de. Multimodalidade, capacidade de aprendizagem e leitura. In: BUNZEN, Clecio; Mendonça, Márcia (Org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013b. p. 43-67. EVANS, Vyvyan; GREEN, Melanie. Cognitive linguistics: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006. FAUCONNIER, Gilles. Mental spaces. Cambridge: The MIT Press, 1985. ___________________. Mental spaces: aspects of meaning construction in natural language. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes; PELOSI, Ana Cristina; LIMA, Paula Lenz Costa. Cognição e Metáfora: a teoria da metáfora conceitual. IN: PELOSI, Ana Cristina; FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes; FARIAS, Emilia Maria Peixoto (org). Cognição e Linguística: explorando territories, mapeamentos e percursos. Caxias do Sul, RS: Educs, 2014. KRESS, G.; LEEUWEN, T. V. Multimodal discourse: the modes and media ofcontemporary communication. Oxford University Press, 2001. p. 1-21. KRESS, G.; LEEUWEN, T. V. Reading images: the gramar of visual design. Taylor and Francis, 2006. LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, [1980] 2003. LANGACKER, Ronald. Foundations of cognitive grammar. Stanford: Stanford University Press, 1987. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – 2. ed. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. LIMA, Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. QUADROS, R. M. de. Libras. São Paulo: Parábola, 2019. STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Hipertextus - Revista Digital
Fonte
Hipertextus - Revista Digital; v. 21, n. 1 (2019) | 1981-6081 | 10.47867/htxt.v21i1
Assuntos
Metáforas conceituais. Libras. Objeto de aprendizagem.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares