Descrição
Neste trabalho, descrevem-se atividades desenvolvidas no curso de extensão O Brasil em (con)texto, cujo público principal foram alunos de ensino médio e técnico. No curso, buscou-se trabalhar as habilidades de leitura, interpretação e produção textual por meio da leitura de textos com temáticas relevantes em âmbito nacional, como a cultura brasileira e notícias recentes relacionadas ao país. As aulas se iniciavam com uma atividade de leitura, seguida de um momento de discussão livre e, posteriormente, de uma discussão guiada por perguntas, as quais se relacionavam a informações contidas nos textos e/ou a características relativas a seus gêneros textuais. Ainda, a partir dos textos lidos, abordava-se um tópico de produção textual e a avaliação era uma proposta de redação. Alguns fatores contextuais dificultaram a adesão de mais alunos ao curso; ainda assim, o resultado do trabalho se mostrou positivo, pois os alunos puderam ter um diálogo mais próximo com a professora quanto à revisão de suas redações e, também, houve desenvolvimento das suas capacidades de interpretação e de produção textual. Assim, o curso se mostrou relevante, não só para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, mas também para o exercício de sua cidadania.