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A percepção dos níveis de aprendizagem de cartografia dos alunos do ensino fundamental
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Metadados
Descrição
A cartografia escolar possibilita que o aluno possa aprender a se localizar no espaço geográfico e representá-lo nas diversas formas de representação cartográfica. O presente trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento cartográfico no processo de ensino e aprendizagem da geografia no ensino fundamental das escolas públicas do município de Pelotas, RS. A aplicação de questionários no primeiro momento possibilitou a realização de uma análise do conhecimento já adquirido no ensino de cartografia, onde os resultados obtidos apresentam dados preocupantes, uma vez que expõem a carência apresentada pelos alunos no que concerne às noções básicas de cartografia. Através da realização de algumas atividades práticas como, desenho em escala, orientação no pátio da escola, “caça ao tesouro”, apresentações de mapas, globo terrestre, localização, confecção de bússola artesanal, procurou-se promover o aprendizado de conceitos geográficos e cartográficos de modo relacionado, possibilitando aos estudantes um melhor entendimento dos conteúdos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da linguagem cartográfica. Ao concluir as atividades foi repassado o questionário inicial, para possibilitar a análise do conteúdo trabalhado e verificar se os alunos conseguiram assimilar os temas propostos. Neste segundo questionário, foi possível observar um percentual positivo, e os alunos participaram mais efetivamente se arriscando nas suas respostas sem se abster. Durante todo o desenvolvimento das atividades nas escolas, os alunos demonstraram reciprocidade, motivação e interesse em participar de todas as etapas de maneira efetiva, onde foi possível construir o conhecimento de forma coletiva.
ISSN
2358-8195
Periódico
Autor
Silva, Rosane Vieira da | Cirolini, Angélica | Bruch, Alexandre Felipe | Fonseca, Elisandra Hernandes da | Campos, Suyane Gonçalves | Freitas, Fernanda Luz de
Data
21 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/14336 | 10.15210/ee.v24i1.14336
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Expressa Extensão
Fonte
Expressa Extensão; v. 24, n. 1 (2019): Expressa Extensão; 85-103 | 2358-8195 | 1414-4190 | 10.15210/ee.v24i1
Assuntos
Educação inclusiva. Cartografia. Ensino. Ação extensionista.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion