-
MEDIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS ASSOCIADOS À CULTURA EM QUÍMICA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
- Voltar
Metadados
Descrição
A potencialidade de ações extensionistas é destacada como forma de envolver a população com instituições de ensino, a exemplo das ações no âmbito dos projetos Transfere e QuiCo, cadastrados na UFPel. Estes projetos objetivam mediar, dialogar e contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem a estudantes do Ensino Médio, através de oficinas temáticas, a partir de demandas das comunidades escolares, associando o desenvolvimento de temas de Química a conhecimentos natos e culturais inseridos no cotidiano. Com base na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, as oficinas são planejadas e executadas em três escolas da cidade de Pelotas-RS, sendo que o material didático produzido consta para amplo acesso no site https://projetotransfere.wixsite.com/projetotransfere/oficinas. Durante as atividades foram disponibilizados questionários, cujas respostas foram observadas e analisadas como forma de aprimoramento das ações de extensão futuras. As atividades propostas tiveram boa aceitação utilizando mediação dialogada, bem como indicaram possíveis contribuições aos estudantes, nos processos de ensino e aprendizagem sobre a cultura em Química associada ao cotidiano.
ISSN
2358-8195
Periódico
Colaboradores
Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e Pró-Reitoria de Ensino (PRE) pelo apoio às ações destes projeto através da concessão de bolsas aos graduandos extensionistas e pesquisadores desta equipe.
Autor
Santos, Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos | Lampe, Leandro | da Silva, Vitória Schiavon | Moreira, Letícia Leal | de Paula, Charlene Barbosa
Data
30 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/17991 | 10.15210/ee.v25i3.17991
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Expressa Extensão; v. 25, n. 3 (2020): Expressa Extensão; 20-31 | 2358-8195 | 1414-4190 | 10.15210/ee.v25i3
Assuntos
Mediação de aprendizados em Química. Extensão universitária. Estudantes de ensino médio.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares