-
Quem quer ser professor? Roda de conversa com estudantes do ensino médio sobre os prós e contras das licenciaturas
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo aborda ação extensionista desenvolvida em uma escola da Regional Barreiro (Belo Horizonte, MG), que se propôs em difundir a existência da UEMG para jovens pobres, negros e em contextos de vulnerabilidade social, visando favorecer o seu acesso ao ensino superior, com o objetivo de discutir a visão dos secundaristas sobre as licenciaturas. A intervenção foi estruturada num momento inicial de caráter mais informativo, seguido de roda de conversa com estudantes do ensino médio. Informados de que, na UEMG/Unidade Ibirité, todas as graduações são licenciaturas, e, no campus Belo Horizonte são ofertados cursos de licenciatura, tecnológicos e bacharelados em design, artes plásticas e música, os jovens revelaram-se frustrados, devido as expectativas sobre bacharelados altamente seletivos e prestigiosos, para os quais contam com a assistência estudantil. Mediante a possibilidade de não ingresso, foi possível constatar suas dificuldades em transpor essas aspirações para ações objetivas na realidade, carecendo de informações para a construção de projetos mais flexíveis. Nesse sentido, os poucos jovens que consideraram as profissões disponíveis na UEMG/Unidade Ibirité e campus Belo Horizonte relataram que familiares e amigos são professores, percebendo aspectos positivos da carreira. Esses resultados mostram que suas demandas de escolarização prolongada não se beneficiam da profissionalização compulsória no ensino médio e que a assistência estudantil é um fator central na percepção de autoeficácia para a concretização de seus projetos. Conclui-se que a atração dos jovens para a formação de professores e carreiras científico-tecnológicas em nível superior é um espaço relevante para a atuação da extensão universitária na educação básica.
ISSN
2358-8195
Periódico
Colaboradores
Programa de Apoio à Extensão - PAEx/UEMG.
Autor
Arantes, Shirley de Lima Ferreira | Santos, Anna Cesária dos
Data
30 de abril de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/20469 | 10.15210/ee.v26i2.20469
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Expressa Extensão; v. 26, n. 2 (2021): Expressa Extensão; 20-31 | 2358-8195 | 1414-4190 | 10.15210/ee.v26i2
Assuntos
Roda de conversa. Ensino Médio. Licenciaturas. Universidade do Estado de Minas Gerais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares