-
Women’s search for artistic recognition in brazil and canada: from outlaws to powerful constructors of a heritage||Mulheres em busca do reconhecimento artístico no Brasil e Canadá: De criminosas a poderosas construtoras da herança cultural
- Voltar
Metadados
Descrição
As escritoras brasileiras e canadenses que conquistaram um espaço nas letras entre as décadas de 60 e 90 celebram a função da mulher como criadora artística, porém não são ingênuas. Helena P. Cunha, Lya Luft, Margaret Laurence e Margaret Atwood mostram que as bases culturais e governamentais de uma sociedade influenciam a capacidade das mulheres de buscarem uma profissão na indústria cultural de seu país e de se tornarem pintoras, escritoras, musicistas, conforme são percebidas pelos personagens secundários. Essas visões externas não são as mesmas nas narrativas brasileiras e canadenses, o que leva as personagens principais a vivenciarem seus papeis de artistas e a buscarem o sucesso em suas carreiras de formas extremamente diferentes. As artistas representadas nos romances brasileiros precisam confrontar as imagens negativas usadas pela sociedade para desvalorizar sua profissão, contudo, elas nem sempre conseguem superar suas barreiras culturais. As personagens canadenses também encontram desafios para alcançarem seu sucesso. Entretanto, a sociedade nas quais elas estão inseridas oferecem imagens mais construtivas sobre mulheres artistas do que as opiniões disseminadas nas narrativas brasileiras.||Brazilian and Canadian women writers emerging from the 1960s to the 1990s celebrated women’s role as artistic creators, but were they not naïve. Helena P. Cunha, Lya Luft, Margaret Laurence, and Margaret Atwood show that the cultural and governmental foundations of a society largely affect women’s abilities to pursue professions as painters, writers, and musicians, as seen in the image constructed by their secondary characters. These external views are not the same in Brazilian and Canadian novels, leading their female protagonists to approach their artistic roles and fight for their success in strikingly different ways. Women artists portrayed in Brazilian fiction must confront the views their society uses to undermine the value of their profession, but they often cannot overcome their cultural barriers. Their Canadian counterparts also encounter challenges to become successful. However, their social environments provide a more encouraging opinion of women in artistic careers than that offered in the Brazilian novels.
ISSN
1984-5677
Periódico
Autor
Cunha, Lidiane
Data
23 de dezembro de 2015
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/7254 | 10.15210/interfaces.v13i2.7254
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2015 Interfaces Brasil/Canadá
Fonte
Interfaces, Brasil/Canadá; v. 13, n. 2 (2013): Relações Artísticas e Literárias entre o Canada e a América Latina; 153-180 | Interfaces, Brésil/Canadá; v. 13, n. 2 (2013): Relações Artísticas e Literárias entre o Canada e a América Latina; 153-180 | Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; v. 13, n. 2 (2013): Relações Artísticas e Literárias entre o Canada e a América Latina; 153-180 | Interfaces Brasil/Canadá; v. 13, n. 2 (2013): Relações Artísticas e Literárias entre o Canada e a América Latina; 153-180 | 1984-5677 | 1519-0994 | 10.15210/interfaces.v13i2
Assuntos
Inter-American Studies; women’s writing; representation of women artists in fiction; gender and art. | Estudos Interamericanos; romance de autoria feminina; representação da mulher artista; gênero e arte
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion