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Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá
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Metadados
Descrição
O artigo discute o processo de tradução da mais expressiva política de internacionalização da educação superior brasileira no contexto canadense – o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O texto utiliza-se de uma perspectiva crítica de análise de política para melhor interpretar as redes de atores e instituições que englobam a governança do Programa enquanto política pública de educação superior. Por meio de uma análise crítico-descritiva, interpreta os documentos norteadores e os dados oficiais disponíveis em sites das agências de fomento do governo brasileiro responsáveis pela política. A primeira parte situa o CsF no complexo e contraditório campo da política educacional. A segunda aborda o processo de criação da política e os critérios restritivos adotados em seus textos oficiais. A terceira, discute a tradução da política no contexto educacional do Canadá, terceiro maior parceiro do Brasil na distribuição de bolsas do Programa. O artigo apresenta um panorama do modelo de governança criado pelas instituições canadenses no sentido de otimizar a participação do país na disputada arena de atores que envolvem toda a dimensão do CsF. Ao mesmo tempo em que reconhece a importância das redes criadas entre os dois países, o texto enfatiza a necessidade de um modelo brasileiro de internacionalização mais ativo e emancipatório.
ISSN
1984-5677
Periódico
Abrangência
internacional
Autor
Guimarães-Iosif, Ranilce | Zardo, Sinara Pollom | dos Santos, Aline Veiga | de Oliveira, Lilian Mendonça
Data
18 de junho de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/7742 | 10.15210/interfaces.v16i1.7742
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Interfaces Brasil/Canadá
Fonte
Interfaces, Brasil/Canadá; v. 16, n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 16-39 | Interfaces, Brésil/Canadá; v. 16, n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 16-39 | Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; v. 16, n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 16-39 | Interfaces Brasil/Canadá; v. 16, n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 16-39 | 1984-5677 | 1519-0994 | 10.15210/interfaces.v16i1
Assuntos
Educação | Internacionalização; Política e Governança Educacional; Programa Ciência sem Fronteiras; Brasil e Canadá; Redes
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion