-
“Pas de trois” for dance, painting, and phenomenology||”Pas de trois” entre dança, pintura e fenomenologia
- Voltar
Metadados
Descrição
The dance, painting, and philosophy triad depicts some sort of imbrication between these two artistic manifestations and philosophy, especially considering phenomenologist Merleau-Ponty's writings on painting. Human body is hereby considered in its stillness, but depicted through the paintings of artists such as Degas, Matisse, and Toulouse-Lautrec, who in their paintings portray dancing as a premise to contemplate the human body. Such purpose will be reached through the genuine intersection of the works of painters that portray dancing in their works. This study aims to understand how the perception / sensation of a body in dance can also be expressed in painting, as well as to reflect on the status of the body and dance in the visual arts, particularly in painting through phenomenology. This present research is a qualitative descriptive study that uses phenomenology as a methodological approach from the perspective of esthesiology and its concepts, seeking to understand sensitiveness and the voices of silence.||A tríade Dança, Pintura e Filosofia lança um olhar sobre as imbricações dessas duas manifestações artísticas com a Filosofia, em especial do fenomenólogo Merleau-Ponty em seus escritos sobre pintura. Considera-se o corpo em seu não movimento, mas registrado sob o formato de pintura de artistas como Degas, Matisse e Toulouse-Lautrec que em suas pinturas registraram a Dança como premissa para se pensar o corpo. Tal propósito se fará a partir do singular encontro entre os trabalhos de pintores que trazem em suas obras a dança. Propõe como objetivo compreender como a percepção/sensação de um corpo que dança pode expressar-se também na pintura, bem como refletir sobre o estatuto do corpo e da dança nas artes visuais, em especial na pintura a partir da fenomenologia. A natureza da pesquisa é qualitativa descritiva tendo como abordagem metodológica a fenomenologia no que diz respeito a estesiologia e seus sentidos buscando tal compreensão no sensível e nas vozes do silêncio.
ISSN
2357-9978
Periódico
Autor
Vieira, Marcilio de Souza
Data
8 de maio de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/13753 | 10.36025/arj.v5i1.13753
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Marcilio de Souza Vieira | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/
Fonte
Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; Vol 5 No 1 (2018): Multidisciplinary Perspectives in the Field of Art; Articles; V Encontro ARJ, and II Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Artes; 16-36 | ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; v. 5 n. 1 (2018): Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte; Artigos; V Encontro ARJ e II Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Artes; 16-36 | 2357-9978 | 10.36025/arj.v5i1
Assuntos
Body | Dance | Esthesia | Philosophy | Painting | Corpo | Dança | Estesia | Filosofia | Pintura
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Peer-reviewed article | Avaliado pelos pares