-
“Partita 3″ for solo cello: performance process after notes on energy flow||”Partita 3”, para violoncelo solo: preparação de performance depois das notas sobre o fluxo de energia
- Voltar
Metadados
Descrição
The article presents the process of constructing the performance of a piece of music to be premiered after the dialogues between the composer and the performer, from the most prosaic to the most elaborated conceptually. The main issue to be explored is the concept of 'energy flow', which permeates the whole discussion. The concept is conceptualized by the French philosopher Gilbert Simondon and achieves applicability as a mediation between the compositional act and the interpretative act, functioning as a framework that fades from linguistic referentiality or quasi-romantic subjectivism. In this way, it intends to present the concept in operation, besides presenting an anatomy of the piece itself, that crosses the compositional thinking and the thinking involved in its performance, offering a deeply collaborative analytical approach.
||O artigo relata o processo de construção da performance de uma peça em vias de ser estreada a partir dos diálogos entre o compositor e o instrumentista, dos mais prosaicos aos mais elaborados conceitualmente. A principal questão a ser explorada é o conceito de ‘fluxo de energia’, que permeia toda a discussão. O conceito parte de sua concepção pelo filósofo francês Gilbert Simondon e alcança aplicabilidades enquanto mediação entre o ato composicional e o ato interpretativo, funcionando como um arcabouço que fuja de referencialidades linguísticas ou subjetivismos quasi-românticos. Desse modo, pretende-se apresentar o conceito em funcionamento, além de apresentar uma anatomia da peça em si, que perpassa o pensamento composicional e o pensamento envolvido em sua performance, oferecendo uma abordagem analítica profundamente colaborativa.
ISSN
2357-9978
Periódico
Autor
Ferraz, Silvio | Teixeira, William
Data
8 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17690 | 10.36025/arj.v6i2.17690
Relação
https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17690/12293 | https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17690/12295 | https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17690/12294 | https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17690/12760 | https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17690/12757
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Silvio Ferraz, William Teixeira (Autor) | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; Vol 6 No 2 (2019): Multidisciplinary Perspectives in the Field of Art; Articles; Reviews | ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; v. 6 n. 2 (2019): Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte; Artigos; Resenhas | 2357-9978 | 10.36025/arj.v6i2
Assuntos
Collaborative creation | Creative practice | Musical performance | Musical composition | Contemporary music | Criação colaborativa | Processos criativos | Performance musical | Composição musical | Música contemporânea
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Peer-reviewed article | Avaliado pelos pares