Descrição
Este artigo tem como objetivo discutir alguns dos elementos da estética almodovariana relativos à maneira como o diretor espanhol opera no âmbito de sua critica ao catolicismo e ao sistema heterocentrado e normativo de gênero, partindo da noção de canibalismo iconográfico (YARZA, 1999). Em Entre Tinieblas, o diretor espanhol utiliza elementos da iconografia da religião católica para expressar a historia de amor entreduas mulheres. Os símbolos sagrados são devorados para transmitir novos significados, sacralizar e tornar inteligível o desejo homodirecionado. A metafísica específica de Entre Tinieblas é figurada no âmbito de uma poética subversiva da família, na qual o desejo consitui a mola propulsora. Tal estética é incorporada com a função específica de diluição de polos opostos, como o sagrado e o profano, o espiritual e o humano. O canibalismo iconográfico dos símbolos da religião católica inspira o canibalismo dos gêneros masculino e femnino, que tem em personagens como Lola e Agrado, de Todo Sobre mi Madre (1999), o ápice de uma desconstrução irônica da “comédia inevitável” dos gêneros e do mito paterno.