Descrição
A relação entre marcos regulatórios e formatosorganizacionais-institucionais na educação superior(ES) brasileira acompanha os movimentos expansionistas.Sob tal perspectiva, o objetivo deste trabalhoé identificar categorias em marcos regulatórios daexpansão da ES brasileira pós-LDB/1996, expressivosda organização institucional e acadêmicadeste nível de ensino (formatos e modalidades) esuas aproximações com a internacionalizaçãocomo tendência da ES contemporânea. São trazidosconceitos e marcos regulatórios, sinalizada sualinha temporal e apresentadas categorias resultantesde convergências temáticas: expansão pela vianumérica e pela via de ampliação de alternativas;expansão pela produção do conhecimento e pelavia de estratégias de aproximação Universidade-Sociedade orientadas para a emancipação eempreendedorismo, e expansão pela via da avaliaçãoe qualidade. O estudo conclui que a expansãoda educação superior ocorre de formas variadas,está vinculada a marcos regulatórios, à emergênciade formatos institucionais e à internacionalizaçãoda ES presente em todas as categorias . Assim,entender as forças indutoras que subjazem aosmarcos regulatórios e suas marcas e sentidos podesignificar possibilidade de redirecioná-los.