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The word impossible to rest: Pasolini and Murilo Mendes’ camera-eye||A palavra de impossível repouso: Pasolini e o olho-câmara de Murilo Mendes
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Metadados
Descrição
More than a theory of language, the filmaker Pier Paolo Pasolini gave us a theory of the language and its relation to the reality. The cinema appears as a trigger of a philosophical investigation of the possibilities of verbal language in the crossroads between his historicity and the poetical desire to reveal new meaning, or more than that, the struggle with the nonexistence of meaning. Establishing ties between Pasolini’s theory of cinema and the poetics of Murilo Mendes we seek to think about the poetic of dispossession of meaning through the work of cutting and subtraction concepts direct at the word. Pasolini’s proposals theorizes about the cinema, but it´s above all a theory of language, a comparison between the possibilities of th verbal and the visual. This theory helps gain a different perspective of Murilo Mendes poetic work, interested in the poetry that is activated through the eye of a camera, an eye capable of uncovering the essentials of the word in a process of subtraction that seeks the permanent displacement of the meaning, the word impossible to rest.||Mais que uma teoria sobre o cinema, o cineasta Pier Paolo Pasolini nos deixou uma teoria sobre a linguagem e sua relação com o real. O cinema aparece como o disparador de uma pesquisa filosófica sobre as possibilidades da linguagem verbal em sua encruzilhada entre o conceitual e o material, entre sua historicidade e a utópica ânsia poética do alvorecer de um novo sentido ou, mais além, o trabalho com a impossibilidade do sentido. Ao estabelecer laços de diálogo entre a teoria do cinema de Pasolini e a poética de Murilo Mendes, pretendemos pensar aqui sobre a exigência poética do despojamento dos sentidos e o tratamento de corte e subtração conceitual dirigidos à palavra. A proposta de Pasolini teoriza sobre o cinema, mas é, sobretudo, uma teoria da linguagem, um confronto entre as possibilidades da literatura e do cinema. Nesta perspectiva, sua teoria nos ajuda a lançar um outro olhar ao trabalho poético de Murilo Mendes, interessado na palavra ativada por um olho-câmera, um olho capaz de descamar o real e a materialidade da palavra, num processo de subtração que ambiciona o permanente deslocamento de sentido, a palavra de impossível repouso.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Pessôa, Bárbara Nayla Piñeiro
Data
23 de maio de 2012
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2012v17n1p108 | 10.5007/2175-7917.2012v17n1p108
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2012 Bárbara Nayla Piñeiro Pessôa
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 17 No. 1 (2012); 108-121 | Anuário de Literatura; v. 17 n. 1 (2012); 108-121 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Murilo Mendes | Pier Paolo Pasolini | cinema | colagem | Murilo Mendes | Pier Paolo Pasolini | Cinema | Collage
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion