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Study of the narrative multiperspectivism of Relato de um certo Oriente, by Milton Hatoum||Estudo do multiperspectivismo narrativo de relato de “Um certo Oriente”, de Milton Hatoum
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Metadados
Descrição
According to Jacques Aumont, the emergency of the cinema promoted a dynamic way of looking, not only because the cinematographic images capture the movement of first, but also because they potentiate the variation point of view, frameworks, angles and distances. Due to this dynamic way, which was developed mainly with the montage techniques, the cinematographic language may be characterized as multiperspectival. Based on these assumptions, this paper seeks to investigate how the multiplicity of perspectives brought by the “seventh art” has been incorporated by literature, artistic expression that cinema has always established fruitful dialogues. As will be evident, diegetic structure of literary works becomes dynamic in that it has several narrators, each of which holds a point of view. Under the Brazilian literature, it is emphasized, in this paper, the narrative multiperspectivism in Relato de um certo Oriente, by Milton Hatoum, a novel in which there are five narrators, whose speeches are organized similarly to the montage inverted developed by the cinema.||Segundo Jacques Aumont, o surgimento do cinema promoveu uma dinamização do modo de olhar, não apenas pelo fato de as imagens cinematográficas captarem o movimento pela primeira vez, mas também por elas potencializarem a variação de pontos de vista, enquadramentos, ângulos e distâncias. Devido a essa dinamização, que será desenvolvida sobretudo com as técnicas de montagem, a linguagem cinematográfica pode ser caracterizada como multiperspéctica. Com base em tais pressupostos, o presente artigo procura investigar como a multiplicidade de perspectivas instaurada pela “sétima arte” foi incorporada pela literatura, manifestação artística com que o cinema sempre estabeleceu profícuos diálogos. Conforme será evidenciado, a estrutura diegética de obras literárias torna-se dinâmica na medida em que apresenta vários narradores, cada um dos quais detentor de um ponto de vista. No âmbito da literatura brasileira, ressalta-se, neste artigo, o multiperspectivismo narrativo em Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum, romance em que há cinco narradores, cujos discursos são organizados de modo semelhante à montagem invertida desenvolvida pelo cinema.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Pimentel, Daiane Carneiro
Data
7 de junho de 2013
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2013v18n1p166 | 10.5007/2175-7917.2013v18n1p166
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2013 Daiane Carneiro Pimentel
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 18 No. 1 (2013); 166-177 | Anuário de Literatura; v. 18 n. 1 (2013); 166-177 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Cinema | Multiperspectivism | Montage | Milton Hatoum. | Cinema | Multiperspectivismo | Montagem | Milton Hatoum
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion