-
The (de) construction of “I” n’Os cus of Judas||A (des)construção do “eu” n’Os cus de Judas
- Voltar
Metadados
Descrição
This work aims to bring to discussion the issue of composition of "I" in the autobiographical fiction of the asses of Judas (1979), the Portuguese writer António Lobo Antunes. To meet the proposed, it is necessary to assess how the author weaves his speech regarding the configuration of subjectivity associated with the image (un)done by the dominant voice of the text, which is engaged during a night brooding watered the whiskey , gushing feelings, feelings, fears and anxieties. As the work is appealing to the unveiling of the "I" from a written memorial, we are introduced to the intimate with someone who shares the chaotic scenario derived from the colonial war in Angola. Thinking analyze the character of the character from what he account is relevant for allowing us to understand how it is configured contemporary thought, therefore, outlines the forms of art. As an aid predominant theory, will be referred to Stuart Hall, whose focus is selected the notion of identity, Walter Benjamin, for his statements about the narrator, Paula Sibilia for his study in favor of the manifestation of the intimate, and Michel Foucault by observations of individualization.||Este trabalho tem como objetivo trazer à discussão o tema da composição do “eu” dentro da ficção de caráter autobiográfico Os cus de Judas (1979), do escritor português António Lobo Antunes. Para atender ao proposto, faz-se necessário avaliar a maneira como o autor tece seu discurso, no que tange à configuração da subjetividade associada à imagem (des)feita pela voz predominante do texto, que se dedica, durante uma noite taciturna regada à uísque, a jorrar sentimentos, sensações, receios e anseios. Conforme a obra envereda para o desvendamento do “eu” a partir de uma escrita memorialística, somos apresentados ao íntimo de alguém que compartilha do cenário caótico derivado da guerra colonial em Angola. Pensar em analisar o caráter do personagem a partir do que ele próprio conta é pertinente por nos permitir compreender como é configurado o pensamento contemporâneo que, por conseguinte, delineia as formas de arte. Como auxílio teórico preponderante, serão referenciados Stuart Hall, cujo foco selecionado é a noção de identidade, Walter Benjamin, por suas colocações acerca de narrador, Paula Sibilia pelo seu estudo em prol da manifestação do íntimo, e Michel Foucault pelas observações a respeito da individualização.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Garcia, Juliana Santos
Data
15 de novembro de 2012
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2012v17n2p109 | 10.5007/2175-7917.2012v17n2p109
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2012 Juliana Santos Garcia
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 17 No. 2 (2012); 109-118 | Anuário de Literatura; v. 17 n. 2 (2012); 109-118 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
“Eu” | Configuração da subjetividade | Escrita memorialística | Pensamento contemporâneo | "I" | Configuration of subjectivity | Writing memoirs | Contemporary thought
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion