-
The time on the short story “Witness” by Lidia Jorge||O tempo no conto “Testemunha”, de Lídia Jorge
- Voltar
Metadados
Descrição
The aim of this paper is to analyze the time line structure in the short story “Witness” by Lidia Jorge, through the theoretical application of the narrative text study methodology, which is proposed by Gérard Genette, and also using other theorists who have studied this subject: Paul Ricoeur and Benedito Nunes. This tale allows this kind of approach because the writer uses the narrative time as a central category in her story, evoking childhood and school scenes, recollected by the main character. The change in the temporal order (anachrony) is evident in this narrative, and the discursive organization is subverted through temporal setbacks (analepses), which contribute to the motivation of the story. As a method, the time line survey contributes to the understanding of the configuration of analepses in the narrative discourse of “Witness”, as well as in its classification regarding the narrative typology: subsequent narrative, as a whole. Because it is a contemporary tale, inversions are noted in the order of the events, sometimes without saying, being reasonable, therefore, the analysis of the linguistic aspect (expressions, time evidence) in order to assist in the identification of time variations and, consequently, in the retrospective, movement of Lidia Jorge´s tale.||O presente artigo tem por fito analisar a estrutura temporal do conto “Testemunha”, de Lídia Jorge, a partir da aplicação teórica da metodologia do estudo do texto narrativo proposto por Gérard Genette, mas se apropriando também de outros teóricos que estudaram o assunto: Paul Ricoeur e Benedito Nunes. O conto em questão permite esse tipo de abordagem, pelo fato da escritora se valer do tempo narrativo como categoria central em sua história, apresentando evocações de cenas da infância, no período escolar, rememoradas pela protagonista. A alteração da ordem temporal (anacronia) é, portanto, evidente nesta narrativa, tendo a organização discursiva subvertida por meio de recuos temporais (analepses), que contribuem para a motivação da história. Como método, o levantamento de referências temporais contribuiu tanto no entendimento da configuração da analepse no discurso narrativo de “Testemunha”, quanto em sua classificação no que concerne à tipologia narrativa: narração ulterior, em sua totalidade. Por se tratar de um conto contemporâneo, notam-se inversões da ordem dos acontecimentos, por vezes, sem dizer; sendo cabível, portanto, a análise do aspecto linguístico (expressões, indícios temporais) para auxiliar nas identificações das variações temporais e, consequentemente, do movimento retrospectivo do conto de Lídia Jorge.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
da Silva, Letícia Braz
Data
7 de outubro de 2013
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2013v18n2p53 | 10.5007/2175-7917.2013v18n2p53
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2013 Letícia Braz da Silva
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 18 No. 2 (2013); 53-68 | Anuário de Literatura; v. 18 n. 2 (2013); 53-68 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Narrative time | Anachrony | Analepses | Lidia Jorge | “Witness”. | Tempo Narrativo | Anacronia | Analepses | Lídia Jorge | “Testemunha”.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion