-
A bunny in the throat: the absurd genre as a clipping of the fictional strangeness||Um coelhinho na garganta: o absurdo como recorte do insólito ficcional
- Voltar
Metadados
Descrição
The hypothesis addressed in the article, and consequently in the author’s PhD dissertation, is that there is an increasing number of narratives, modern and contemporary ones, which cannot be analysed according to any of the conceptual parameters associated with the fictional strangeness subgenres (Marvelous, Magical Realism or Fantastic). Although the specialized literature attempts recurrently to fit them in the Fantastic, neither the original construction of Tzvetan Todorov, nor the further redrawings developed by other theorists are convincing enough when attempting to do so. Therefore, the current work aims to discuss this question, presenting a corpus of five texts representative of this genre, which we named temporarily of Absurd thus following the insight of Todorov’s classical work. With the purpose of pointing out the singularities of this category, a brief study about the other subgenres of the Strange is conducted and from the literary theory its characteristics are outlined in order to, in the end, in a comparative perspective, make some observations about the features, that from now on, rather incipiently, can already be noticed in the proposed subgenre. This is an exploratory article that aims to specify the problematic, which will be the object of the author’s studies in the field of the PhD in Modern Languages: Cultures, Literatures and Translation in the University of Coimbra that began in September 2017.||A hipótese do artigo, e consequentemente da tese de Doutorado do autor, é a de que há um conjunto crescente de narrativas, modernas e contemporâneas, que não podem ser analisadas segundo quaisquer dos parâmetros conceituais atribuídos aos subgêneros do insólito ficcional (Maravilhoso, Realismo Mágico ou Fantástico). Ainda que a literatura especializada tente recorrentemente enquadrá-las de acordo com o Fantástico, nem a construção original de Tzvetan Todorov, nem as reformulações posteriores, desenvolvidas por outros teóricos, são convincentes em suas tentativas neste sentido. O presente trabalho, portanto, objetiva problematizar a questão apresentando um corpus de cinco textos representativos deste subgênero ao qual demos provisoriamente o nome de Absurdo, seguindo o insight do próprio Todorov em sua obra clássica. Com a finalidade de apontar as peculiaridades desta categoria, faz-se um breve estudo sobre os demais subgêneros do insólito, delineando suas características a partir da teoria literária para, ao final, numa perspectiva comparada, realizar algumas observações sobre as particularidades que desde já, ainda de modo incipiente, podem ser notadas no subgênero proposto. Trata-se de um artigo exploratório, visando à especificação da problemática que será objeto dos estudos do autor no Doutoramento em Línguas Modernas: Culturas, Literaturas e Tradução, da Universidade de Coimbra, cujo início ocorreu em setembro de 2017.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Mendonça, Bruno Macêdo
Data
9 de novembro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n2p80 | 10.5007/2175-7917.2018v23n2p80
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Bruno Macêdo Mendonça
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 23 No. 2 (2018); 80-99 | Anuário de Literatura; v. 23 n. 2 (2018); 80-99 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Literatura Fantástica | Insólito Ficcional | Gênero Absurdo | Fantastic Literature | Strange | Absurd Genre
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares