-
Women’s empowerment and literature: a didatic proposal for teaching||Empoderamento feminino e literatura: uma proposta didática para o ensino
- Voltar
Metadados
Descrição
The current literature curriculum in Brazilian schools needs to contemplate the dual-purpose of forming an integral literary reader as well as an open-minded citizen to social changes and gender differences. In order to spread the idea of deconstructing prejudices towards women in our traditional patriarchal society, the necessity of approaching feminism in basic education arises. Thus, through bibliographic and interventional research, this paper aims to present to the academic and educational communities a didactic material which links literature and women’s empowerment as an approach to teach literature in high school. This paper also discusses women's empowerment, their role and space throughout the history of Brazil as well as in classic and contemporary literature. The result of this research is the didactic proposal presented, which, in turn, becomes an alternative for the formation of the reader, when, from a teacher mediation adequate to the intended objectives and through classic and contemporary female literature, fosters students the desire for literary reading.||A literatura na matriz curricular, no atual modelo brasileiro de educação, precisa contemplar a dupla função de formar o leitor literário e o cidadão crítico e receptivo às mudanças sociais e às diferenças de gênero. Diante disso, surge a singular necessidade da abordagem do feminismo na educação básica, a fim de disseminar a ideia de desconstrução de preconceitos preestabelecidos com relação à mulher na sociedade tradicional e patriarcal. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e interventiva, este trabalho tem o objetivo de apresentar às comunidades acadêmica e educacional abordagens metodológicas e literárias, que oportunizem a relação literatura e leitor, destacando a temática empoderamento feminino para o trabalho docente que fomente a formação do leitor literário. É intento desta pesquisa, ainda, discutir sobre o empoderamento feminino, bem como o papel e o espaço da mulher na história do Brasil, e na literatura clássica e contemporânea. O resultado desta pesquisa é a proposta didática apresentada que, por sua vez, torna-se uma alternativa para a formação do leitor, quando, a partir de uma mediação professoral adequada aos objetivos pretendidos e por meio de literatura feminina clássica e contemporânea, fomente nos estudantes o desejo da leitura literária.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Freitas, Maria da Conceição Macedo de
Data
6 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2020v25n2p203 | 10.5007/2175-7917.2020v25n2p203
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Maria da Conceição Macedo de Freitas
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 25 No. 2 (2020); 203-221 | Anuário de Literatura; v. 25 n. 2 (2020); 203-221 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Women’s empowerment | Literature | Teaching material | Empoderamento feminino | Literatura | Sequência didática
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares