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The aesthetics of vocal success: discourses engaged in the construction of voices of success media||A estética do sucesso vocal: discursos engendrados na construção de vozes de sucesso midiático
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Metadados
Descrição
This study aims to analyze how a type of vocal aesthetics is produced, from a performativity to sayings about successful voices. We believe that, due to the speeches conveyed about the materialization of the voice that (re) produces subjects and meanings of success, there is also a complex discursivization of the aesthetics of success reception. For the observation of so much, we will employ the theoretical methodological apparatus of the French Discourse Analysis, especially guided by the notion of pre-constructed, of presupposition and implied, of intra and interdiscourse, as well as of metaphorical slips (effects). Thus, we will investigate the media discursive functions that make it possible to affirm that the reception of the voice, to a large extent, engenders a successful vocal aesthetic and, consequently, supports the maintenance of this particular listening. In particular, we will analyze articles from Rolling Stone magazine, “Quando Michael se Tornou Michael” (SHEFFIELD, 2010), “Amy Winehouse 1983-2011” (ELISCU, 2011), and “Voz Imortal” (CAVALCANTI, 2015), published in the years 2010, 2011 and 2015 respectively.||Este estudo visa analisar como é produzido um tipo de estética vocal, a partir de uma performatividade acerca de dizeres sobre vozes de sucesso. Acreditamos que, por conta dos discursos veiculados sobre a materialização da voz que (re)produz sujeitos e sentidos do sucesso, exista também uma discursivização complexa da estética da recepção do sucesso. Para a observação de tanto, empregaremos o aparato teórico metodológico da Análise do Discurso francesa, especialmente norteado pela noção de pré-construído, de pressuposto e subentendido, de intra e interdiscurso, bem como de deslizamentos (efeitos) metafóricos. Assim, investigaremos os funcionamentos discursivos midiáticos que tornam possível afirmar que a recepção da voz, em boa medida, engendra uma estética vocal de sucesso e, consequentemente, dá suporte à manutenção dessa determinada escuta. Em específico, analisaremos matérias da revista Rolling Stone, “Quando Michael se Tornou Michael” (SHEFFIELD, 2010), “Amy Winehouse 1983-2011” (ELISCU, 2011), e “Voz Imortal” (CAVALCANTI, 2015), publicadas nos anos de 2010, 2011 e 2015 respectivamente.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Soares, Thiago Barbosa | Boucher, Damião Francisco
Data
6 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2020v25n2p101 | 10.5007/2175-7917.2020v25n2p101
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Thiago Barbosa Soares, Damião Francisco Boucher
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 25 No. 2 (2020); 101-118 | Anuário de Literatura; v. 25 n. 2 (2020); 101-118 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Success discourses | Success voice aesthetics | Success subjects | Discursos de sucesso | Estética da voz de sucesso | Sujeitos de sucesso
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares