-
Notes on family-school relationship in contemporaneity||Notas sobre a relação família-escola na contemporaneidade
- Voltar
Metadados
Descrição
The development of any human being can be conceived in an intercontextual way. During its existence, it goes through, especially, two unquestionable development contexts: the family and the school. Understanding how these agencies operate both separately and interconnectedly in the process of coming-into-being of the individual is foundational to make this matter visible. The relationship between such agencies becomes the focus. This theoretical article presents a non-exhaustive study of family-school relationship. The methodology used is a literature review, which includes results from national and international research. The author moves on the topic describing the main contributions of the investigations. It was concluded that the family-school relationship, taken as essential to the development of the subject, is charged with ambivalence, conflicts, inequalities, contradictions, but also with cooperation, partnership and complementarity of actions, depending on how the game interrelation between those involved happens and the presence of various sociocultural factors.||O desenvolvimento de qualquer ser humano pode ser concebido de forma intercontextual. Durante sua existência ele atravessa, mormente, dois inquestionáveis contextos de desenvolvimento: a família e a escola. Compreender como essas agências atuam, separadas e interconectadas, nesse processo de vir-a-ser do indivíduo é fundante para deseclipsar o assunto. A relação entre elas passa a ser o foco. Este artigo, de natureza teórica, apresenta um estudo não exaustivo da relação família-escola. A partir da revisão bibliográfica como metodologia, que inclui resultados de pesquisas nacionais e estrangeiras, o autor transita na temática descrevendo as principais contribuições das investigações. Concluiu-se que a relação família-escola, tomada como imprescindível ao desenvolvimento dos sujeitos, é carregada de ambivalências, conflitos, assimetrias, contradições, mas também de cooperação, de parceria e de complementaridade de ações, a depender de como se dá o jogo inter-relacional entre os envolvidos e a presença de fatores socioculturais diversos.
ISSN
0101-9589
Periódico
Autor
Souza, Fábio Kalil
Data
16 de novembro de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2017v51n1p124 | 10.5007/2178-4582.2017v51n1p124
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Fábio Kalil Souza
Fonte
Revista de Ciências Humanas; v. 51 n. 1 (2017); 124-143 | 2178-4582 | 0101-9589
Assuntos
school | family | family-school relationship | human development | relação família-escola | desenvolvimento humano
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Revisão de Literatura | Literature review