-
Imagination and knowledge at school beyond scientific truth||Imaginação e conhecimento na escola para além da verdade científica
- Voltar
Metadados
Descrição
Based on a cultural and historical perspective, especially on the works of Russian psychologist Lev Semionovich Vigotski, the purpose of this article is to expand the theoretical thoughts on the topics that involve imagination and knowledge at school, challenging some deep-rooted aspects of our educational system that have threatened the emergence of children’s creative processes. In the analysis, we propose challenging three interconnected factors, namely: (a) the school’s positivistic tradition; (b) the compartmentalized unit of school subjects; and (c) the disciplining of bodies. Moreover, despite the many advances and changes in discussions regarding this topic and in contemporary pedagogical practices, we still have relied on a teaching model that shrinks imaginative and creative processes during childhood and damages subjective developments over time.||Tendo como base a perspectiva histórico-cultural, com destaque para a obra do psicólogo russo Lev Semionovich Vigotski, o presente artigo busca ampliar a reflexão teórica sobre as questões que envolvem a imaginação e o conhecimento na escola, problematizando alguns aspectos que se apresentam enraizados em nosso sistema educacional e que têm prejudicado a emergência dos processos criadores infantis. Na análise, propomos a problematização de três fatores interconectados, a saber: 1) a tradição positivista da escola; 2) a unidade compartimentalizada dos conteúdos escolares; e 3) o disciplinamento dos corpos. Notamos que, apesar dos muitos avanços e mudanças nas discussões acerca do tema e nas práticas pedagógicas contemporâneas, ainda temos um modelo de ensino que atrofia os processos de imaginar e criar na infância, trazendo prejuízos ao longo do desenvolvimento subjetivo.
ISSN
0101-9589
Periódico
Autor
Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza | Silva, Daniele Nunes Henrique | Cruz, Eva Aparecida Pereira Seabra da | Pederiva, Patrícia Lima Martins
Data
16 de novembro de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2017v51n1p56 | 10.5007/2178-4582.2017v51n1p56
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Marina Teixeira Mendes de Souza Costa, Daniele Nunes Henrique Silva, Eva Aparecida Pereira Seabra da Cruz, Patrícia Lima Martins Pederiva
Fonte
Revista de Ciências Humanas; v. 51 n. 1 (2017); 56-72 | 2178-4582 | 0101-9589
Assuntos
imaginação | conhecimento | escola | imagination | knowledge | school | child development
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Revisão de literatura | Theoretical article