-
Contributions of social psychology to the formation of social representations that surrender of prejudice: an a experience report||Contribuições da Psicologia Social à formação de representações sociais que prescindam de preconceito: um relato de experiência
- Voltar
Metadados
Descrição
It is reported in this Article actions undertaken during an experience of university extension, mediated by social psychology and the category of analysis of the Social Representations. The practice has happened in a Reference Center for Social Assistance with six adolescents, whose themes of the meetings was human sexuality, with a focus on homosexuality. During the discussions with participants, were identified prejudice in their way of relating with homosexual persons, expressed in feelings such as disgust and attitudes of detachment. In this direction, it has four meetings of psychoeducational guidance to be built new social representations that disclaim of prejudice. It has concluded from this work, stating that university extension favor the humanization of historically marginalized groups which are inserted into contexts of violence, however, only that is not enough, are necessary initiatives that aim to transformation in the mode of social production, in order to manage equitable and equal conditions of access to goods and services socially established.
Recebido em: 05/11/2019.Aprovado em: 16/03/2020.||Se informa en este artículo acciones desarrolladas durante una experiencia de extensión universitaria, mediada por la psicología social y la categoría de análisis de las representaciones sociales. La práctica ocurrió en un centro de referencia para la Asistencia Social con seis adolescentes, cuyos temas de las reuniones que consolidó la cuestión de la sexualidad humana, con un enfoque en la Homoafetividade. Durante los debates con los participantes identificaron los prejuicios en su manera de relacionarse con las personas homosexuales, expresada en sentimientos como la indignación y actitudes de desapego. En este sentido, hemos elaborado cuatro reuniones de carácter psicoeducativo, para lo cual se construyeron nuevas representaciones sociales que prescindissem de prejuicios. Se llegó a la conclusión de que este trabajo, afirmando que las acciones extensionistas a favor de la humanización de los grupos históricamente marginados, que se insertan en contextos de violencia possibilitadores, sin embargo, esto por sí solo no es suficiente, son necesarias iniciativas que apuntan a una transformación en el modo de producción social, a fin de administrar equitativa y la igualdad de condiciones de acceso a los bienes y servicios socialmente establecidos.
Recebido em: 05/11/2019.Aprovado em: 16/03/2020.||Relata-se neste artigo ações desenvolvidas durante uma experiência de extensão universitária, mediadas pela psicologia social e a categoria de análise das Representações Sociais. A prática aconteceu em um Centro de Referência de Assistência Social com seis adolescentes, cuja temática dos encontros circunscreveu a questão da sexualidade humana, com enfoque sobre a homoafetividade. Durante as discussões com os participantes, identificou-se preconceitos na sua forma de relacionar com pessoas homossexuais, expresso em sentimentos como nojo e atitudes de distanciamento. Nesta direção, elaborou-se quatro encontros de caráter psicoeducativo, para que fossem construídas novas representações sociais que prescindissem de preconceito. Concluiu-se este trabalho, afirmando que ações extensionistas favorecem a humanização de grupos historicamente marginalizados, os quais estão inseridos em contextos possibilitadores de violência, entretanto, somente isso não basta, são necessárias iniciativas que visam à transformação no modo de produção social, de forma a gerir condições equânimes e igualitárias de acesso a bens e serviços socialmente estabelecidos.
Recebido em: 05/11/2019.Aprovado em: 16/03/2020.
ISSN
1518-7926
Periódico
Autor
Acuna, José Tadeu | Silva, Nilma Renildes da
Data
27 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/9435 | 10.36311/2236-5192.2020.v21n01.07.p95
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Educação em Revista
Fonte
Educação em Revista; v. 21 n. 01 (2020); 95-108 | 2236-5192 | 1518-7926
Assuntos
Social Psychology | Homosexuality | Human Rights Education | Psicología Social | Homoafetividad | Educación en Derechos Humanos | Psicologia Social | Homoafetividade | Educação em Direitos Humanos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion