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AÇÕES EDUCATIVAS SOLIDÁRIAS E SUPERAÇÃO DE FRAGILIDADES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADES: DESLOCAMENTOS RESILIENTES
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Metadados
Descrição
Situações de vulnerabilidade que compõem a realidade sociocultural de escolas públicas geram desafios aos educadores, dentre eles, promover a resiliência, a fim de superar as adversidades que envolvem a comunidade escolar de diferentes maneiras. A promoção de resiliência por meio de ações educativas tem como pressuposto deslocamentos e participação ativa de educadores e educandos que atuam como geradores de pertencimento do território, locus da pesquisa, na perspectiva da garantia dos direitos humanos e justiça social. Ressalta- se a importância de protagonizar a superação da violência e da desigualdade na perspectiva da valorização de práticas inclusivas, diante do reconhecimento das diferenças que caracterizam a realidade de educandos. Movimentos resilientes dessa natureza impõem a opção pelo currículo critico libertador, instrumento que propicia o acolhimento das singularidades socioculturais presentes nas escolas. O estudo realizado tem como objetivo refletir sobre ações educativas resilientes que visam enfrentar a perversidade de discriminações e preconceitos por meio da conscientização de diferentes segmentos integrantes do espaço educativo e territórios afins, considerando a dimensão afetiva e emocional. A metodologia, de abordagem qualitativa alicerça um estudo de caso realizado em uma escola situada em bairro periférico de um dos municípios da grande São Paulo. O procedimento de coleta de dados pautou-se em registros de vivências e observações pertinentes ao objetivo proposto, ocorridas no contexto da investigação. Os resultados indicam o potencial do espaço escolar e de educadores promotores de resiliência e reconcepção do ato de educar como processo humanizador, com repercussões junto à família e à comunidade na ressignificação da convivência social.
ISSN
2176-4174
Autor
Silveira, Nadia Dumara Ruiz | Simões, Aline Costa
Data
8 de dezembro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
Fonte
Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade; n. 20 (2018): Dossiê Deslocamentos Humanos. Cultura, decisões e conflitos; 339-377 | 2176-4174
Assuntos
Educação; Resiliência; Deslocamentos humanos; Pertencimento; Humanização
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion