-
A bibliographic review on teachers’ impressions about interdisciplinarity in Science teaching||UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS IMPRESSÕES DE PROFESSORES A RESPEITO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
- Voltar
Metadados
Descrição
A large number of studies on interdisciplinarity indicates that the practice of this type of approach is not being carried out in the classroom. Thus, a literature review was carried out to analyze scientific works that focused on the impressions of teachers, Elementary School (Final Years) and High School about the interdisciplinarity in Science Teaching, both in an epistemological perspective of the term and in teaching experiences around interdisciplinary practices. To do this, an analysis was made in online journals of the Teaching Area in Brazil, from the years 2012 to 2016, having as criteria adopted for the research, the search for the word ‘interdisciplinarity’ as a keyword of the articles, but that the approach in Science teaching was explicit in the abstracts. The results showed that although a single successful experience of interdisciplinary practice appears among the articles selected, most of them point out the difficulties, although the teachers recognize the importance of such an approach. Among the factors that hinder interdisciplinarity are: lack of epistemological knowledge about interdisciplinarity, fragmented initial training, fragmented curriculum, excessive content, lack of time for collective planning, lack of knowledge of curricular planning in other disciplines, external evaluations, resistance of students, consonance between content and grade. Given the context, we can see the reasons that lead to the inefficiency of interdisciplinary practices while at the same time understanding the urgency to expand discussions in search for the overcome of challenges for an interdisciplinary know-how. || Uma grande parte de estudos sobre interdisciplinaridade sinaliza que a prática desse tipo de abordagem não está sendo efetivada em sala de aula. Sendo assim, foi realizada uma revisão de literatura que buscou analisar trabalhos científicos que tiveram como foco as impressões de professores, do Ensino Fundamental (Séries Finais) e Ensino Médio, sobre a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, tanto numa perspectiva epistemológica do termo quanto nas experiências docentes em torno de práticas interdisciplinares. Para tal, foi feita uma análise em Periódicos online da Área de Ensino no Brasil, nos anos de 2012 a 2016, tendo como critérios adotados para a pesquisa, a busca da palavra ‘interdisciplinaridade’ como palavra-chave dos artigos, mas que a abordagem no ensino de ciências estivesse explicitada nos resumos. Os resultados mostraram que, apesar de aparecer uma única experiência exitosa de prática interdisciplinar dentre os artigos selecionados, a maior parte deles aponta as dificuldades, ainda que os professores reconheçam a importância de tal abordagem. Dentre os fatores impeditivos ao fazer interdisciplinar destacam-se: a falta de conhecimento epistemológico sobre interdisciplinaridade, formação inicial fragmentada, currículo fragmentado, excesso de conteúdo, falta de tempo para um planejamento coletivo, falta de conhecimento do ordenamento curricular de outras disciplinas, avaliações externas, resistência dos alunos, consonância entre o conteúdo e série. Diante do contexto, percebe-se os motivos que levam a ineficiência de práticas interdisciplinares, ao mesmo tempo em que se compreende a urgência em ampliar discussões em busca da superação dos desafios para um saber-fazer interdisciplinar.
ISSN
2179-0094
Periódico
Colaboradores
capes
Autor
Rego, Elaine Cunha Morais do | Guimarães, Eliane Mendes | Barros, Maria Rosane Marques | Falcomer, Viviane Aparecida da Silva Aparecida da Silva
Data
1 de outubro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094. | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.; n. 11 (2017): INTERDISCIPLINARIDADE; 39-57 | 2179-0094
Assuntos
Science teaching. Interdisciplinarity. Teachers' impressions. | Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Impressões dos Professores.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion