-
A parceria na interdisciplinaridade: formação de uma nova consciência coletiva – estudos a partir das vivências em ensino superior||A parceria na interdisciplinaridade: formação de uma nova consciência coletiva – estudos a partir das vivências em ensino superior
- Voltar
Metadados
Descrição
Essa produção textual apresenta uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental histórico/pessoal sobre o significado da parceria na interdisciplinaridade. Seu objetivo é investigar o papel da parceria na organização e funcionamento de grupos na sociedade, principalmente na formação de uma equipe interdisciplinar de trabalho no ambiente educacional, investigando inicialmente a abertura pessoal de cada ser para a parceria ocorrer. Pretendeu evidenciar o papel das parcerias para uma formação mais social e responsável em relação ao papel dos indivíduos ao integrar um grupo maior como uma equipe, parceria, coletividade ou sociedade. A pesquisa também analisou como se apresenta a juventude nesse cenário, quais são as agonias da nossa civilização e como a interdisciplinaridade pode influenciar uma educação mais transformadora com referência em seus cinco princípios: humildade, espera, coerência, desapego e respeito e a atual maneira de se pensar a educação sob o ponto de vista dos autores: Richard Sennet, Georges Gusdorf e Ivani Fazenda. A investigação interdisciplinar se deu por meio de uma análise das atuais características na formação dos indivíduos e um levantamento sobre como o homem vem formando seus valores na sociedade contemporânea. A questão central para essa reflexão foi: é possível, por meio de uma educação interdisciplinar, destacar a parceria como fator essencial para a formação de uma consciência coletiva? Verificou-se com esta pesquisa que uma educação interdisciplinar, que destaca a parceria, pode ser fundamental para a formação de uma consciência coletiva, uma vez que pode estruturar e desenvolver nos indivíduos valores sociais capazes de criar mudanças significativas na sociedade contemporânea e para as próximas gerações. A pesquisa também revelou a necessidade de uma análise sobre a importância da valorização, buscando, por meio de uma educação interdisciplinar, formar valores diferenciados para que haja possibilidade de se desenvolver nos indivíduos um reconhecimento de si, tornando-os capazes de criar parcerias que construam uma nova consciência coletiva. E assim, a interdisciplinaridade e as parcerias são peças chave em uma dimensão ontológica na qual o homem se torna parte integrante e inesquecível de diversas vidas.||In this preset text, a qualitative research, kind of historical and personal documentary analysis about partnership on interdisciplinarity was evaluated. The aim of this study was to investigate the role of partnership in the organization and functioning of groups in society, especially in the formation of an interdisciplinary team working in the educational environment. The study began by investigating the personal opening of every human in order to the partnership possible. It was intended to highlight the role of partnerships for more training and social responsibility in relation to the role of individuals to join a larger group as a team, community or society. The survey also examined how youth are presented in this setting, which are the agonies of our civilization and how interdisciplinarity can influence a more transformative education with reference to its five principles: humility, wait, consistency, respect and detachment. The point of view of the authors Richard Sennet, Georges Gusdorf and Ivani Fazenda was followed. Interdisciplinary research was done through an analysis of the current features in the formation of individuals and a survey about how man has been forming their values in contemporary society. The central question for this reflection was: Is it possible, through an interdisciplinary education, to highlight the partnership as an essential factor for the formation of a collective consciousness? In this study we verified that an interdisciplinary education that emphasizes the partnership could be critical to the formation of a collective consciousness, since it can build and develop social values in individuals creating significant changes in contemporary society and on the next generations. This work also revealed the need for an analysis of the importance of valuing people through an interdisciplinary education. It is only possible to develop a new collective consciousness and partnerships, with diversified values, by individual knowledge. And so, the interdisciplinarity and partnerships are key-pieces in an ontological dimension in which man becomes an integrated and unforgettable part of diverse lives.
ISSN
2179-0094
Periódico
Autor
Galvão, Sarah Fantin de Oliveira Leite | Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Data
26 de setembro de 2014
Formato
Idioma
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.; n. 5 (2014); 42-60 | 2179-0094
Assuntos
consciência coletiva; construção de valores; educação superior; interdisciplinaridade; parceria | building values; collective consciousness; education; interdisciplinarity and partnership
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion