-
UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR DE ASPECTOS DO SISTEMA SOLO/ PLANTA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA||AN INTERDISCIPLINARY STUDY ON PLANT/ SOIL SYSTEM THROUGH AN INVESTIGATIVE APPROACH IN TEACHING CHEMISTRY
- Voltar
Metadados
Descrição
o objetivo deste trabalho foi o de envolver os alunos em atividades interdisciplinares grupais e tendo a escuta e a observação da professora como pontos fundamentais no planejamento inicial da pesquisa. Os alunos levantaram hipóteses, planejaram soluções e experimentos. Também foram avaliadas as aprendizagens adquiridas por estudantes de uma turma do 1o ano do Ensino Médio a partir de atividades experimentais investigativas sobre aspectos do sistema solo/planta, o que resultou no desenvolvimento de habilidades cognitivas. A coleta de dados foi realizada em três momentos: questionário prévio, atividade experimental investigativa (nível 1), que abordou a condutividade de materiais e a atividade experimental investigativa (nível 2) que abordou o sistema solo/planta a partir do desenvolvimento do cultivo das espécies: rabanete e rúcula. Os conceitos interdisciplinares abordados foram: solubilidade, composição dos solos, espécies químicas e íons. Para avaliar as atividades quantitativas e qualitativas experimentais foram criadas as categorias baseadas nos questionários e no diário de bordo dos grupos dos alunos. Tal atitude proporcionou aos alunos a contextualização de conceitos químicos e assim, foi possível observar o entrelaçamento interdisciplinar das disciplinas da área do conhecimento das ciências da natureza. || the main objective of this work was to involve the students in group work interdisciplinary activities where the teacher´s listening and observation were fundamental at the initial planning of the activities. The students raised hypotheses, planned solutions and experiments that could corroborate with their hypotheses. It was also evaluated the learning acquired by students from the 1st year of a High School class coming from experimental research activities on aspects of the plant soil system which resulted in the development of cognitive skills. Data collection was carried out in three moments: previous questionnaire, experimental research activity (level 1), which addressed material conductivity and experimental investigative activity (level 2) which approached the soil plant system through the development of radish and argula cultivation. The interdisciplinary concepts approached were: solubility, soil composition, chemical species and ions. Also, in order to evaluate the quantitative and qualitative experimental activities associated, categories were created based on the students´ questionnaires and logbooks. Such an attitude provided students with the contextualization of chemical concepts and so, it could be possible to observe the interlacing of the interdisciplinary disciplines in the field of the natural sciences.
ISSN
2179-0094
Periódico
Autor
SILVA, MARTA da
Data
10 de abril de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094. | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.; n. 10 (2017): INTERDISCIPLINARIDADE; 59-80 | 2179-0094
Assuntos
Atividades interdisciplinares. Sistema solo/planta. Ciências da Natureza. | Interdisciplinary activities. Plant soil system. Natural Sciences.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion