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Educação cidadã: desafio interdisciplinar
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Metadados
Descrição
O presente artigo apresenta a estrutura e formação da Câmara Mirim de Pouso Alegre para a educação cidadã de crianças e adolescentes, diante do grande desinteresse dos jovens para com a política. É utilizada uma pesquisa de caráter exploratório sobre a organização e o funcionamento de uma Câmara Mirim – a Câmara Mirim de Pouso Alegre contemplando o programa de formação cidadã. O resultado obtido demonstra que depois do ingresso dos estudantes a este programa há um grande entusiasmo e interesse deles para discussão e debate de assuntos pertinentes à sociedade e ao contexto que estão inseridos. Porém, falta o estabelecimento de um espaço de participação efetiva dos jovens no ambiente escolar, para a multiplicação do conhecimento adquirido na Câmara Mirim. Percebe-se que para suprir essa lacuna é necessária a convocação de assuntos e princípios da interdisciplinaridade de forma que os alunos possam exercer os saberes sobre a formação cidadã.Em Pouso Alegre o despertar de adolescentes à participação de decisões junto ao poder público vem sendo construído pela Câmara Mirim com perseverança, pois afinal, não se pode esquecer que “público” não é “do governo”, “público” é de “todos nós”, como relembra Brandão (2008). Um novo mundo é possível com maior engajamento, comprometimento e práticas interdisciplinares pelas novas gerações junto ao poder público.
ISSN
2179-0094
Periódico
Autor
Macedo, Maria do Carmo Freitas | Telles, Beatriz Marcos | Silvestre, Ana Carolina Faria | Franco, Monica Fonseca
Data
2 de outubro de 2013
Formato
Idioma
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.; n. 3 (2013); 50-61 | 2179-0094
Assuntos
câmara mirim; educação cidadã; interdisciplinaridade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion