Descrição
Em O fausto de Freud: O Prêmio Goethe, Geraldino Alves Ferreira Netto nos oferece uma abordagem do desejo de Freud aproximando-o do desejo de Goethe uma vez que ambos desejaram um saber sobre o desejo do homem. Levando em conta que o gênio de Goethe já havia antecipado muitas questões que, mais tarde, fizeram o gênio de Freud, este artigo é mais uma oportunidade de lembrar que a psicanálise, usualmente, deve mais à arte que essa ultima deve à psicanálise. No entanto, esta tese se inverte no segundo artigo que Geraldino nos dá a ler: além do caso surrealismo, temos também que levar em conta as influências da psicanálise no expressionismo alemão, especialmente em suas produções cinematográficas. Assim, O cinema alemão no tempo de Freud compõe com o primeiro artigo um giro dialético no qual o desejo de Freud comparece como desejo de Outro chamado Goethe, para depois, se fazer desejo do Outro para o cinema expressionista alemão.