-
Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal
- Voltar
Metadados
Descrição
A figura do professor exerce grande influência sobre o comportamento dos alunos, pelo contato diário durante longo tempo. O objetivo do presente trabalho foi analisar o conhecimento dos professores de escolas estaduais e municipais de educação infantil no que diz respeito à saúde bucal. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa com 164 professores, utilizando-se um questionário, autoaplicável, com perguntas sobre o tema. Os mesmos foram digitados e analisados pelo programa Epi Info, 3.5.1. Entre os resultados obtidos, pode-se observar que 94,5% relataram atuar em escolas que possuem atividades de educação em saúde bucal. Sobre as informações a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, 85,4% relataram ter recebido em algum momento. Segundo eles, a informação foi fornecida principalmente pelo cirurgião dentista (64,3%), alunos FOA-UNESP (16,4%), família (5,7%). 95,7% responderam saber o que é cárie dentária. Dentre esses indivíduos, 12,2% relacionaram-na a resíduos acumulados no dente. No que se refere à função do flúor em relação à cárie dentária, 88,4% indicaram conhecê-la. Destes, 50,3% atribuíram ao mesmo a função de proteção da estrutura dental. Pode-se concluir que embora a escola seja um espaço importante de informação, esta é ainda muito pouco aproveitada, os professores possuem pouco conhecimento a respeito dos cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal e necessitam de maiores informações para abordarem com segurança estes temas em sala de aula.
ISSN
0104-4060
Periódico
Colaboradores
Capes
Autor
Arcieri, Renato Moreira | Rovida, Tânia Adas Saliba | Lima, Daniela Pereira | Garbin, Artênio José Isper | Garbin, Cléa Adas Saliba
Data
11 de março de 2013
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Relação
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376/20042 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21376/30788 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8914 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8915 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8916 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8917 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8918 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8919 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8920 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8921 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/21376/8922
Fonte
Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314 | Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314 | Educar em Revista; v. 29, n. 47 (2013); p. 301-314 | 1984-0411 | 0104-4060
Assuntos
Ensino-Aprendizagem; Educação em Saúde Bucal. | Pré-Escolar; Educação em Saúde; Saúde Bucal | Ensino-Aprendizagem
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion