Descrição
O artigo trata de uma pesquisa que objetivou compreender como tem sidoconstruída a espacialização das crianças em uma cidade de médio portedo Sudeste do Brasil e, desse modo, quais as possibilidades e os constrangimentosque se têm apresentado para elas na contemporaneidade. Comoas experiências espaciais das crianças estão sendo desenhadas no cenáriocontemporâneo? Como elas se movem na cidade? Como se conduzem ousão conduzidas no espaço da cidade? Temos aí uma infância independenteou confi nada? A pesquisa realizada com as crianças por meio de ofi cinas,do uso de imagens, das produções infantis e do diálogo construído com ospesquisadores, buscou registrar e analisar as relações das crianças com oterritório zonal, as repercussões desse relacionamento para o viver no espaçourbano, e o processo formativo inerente à educação geográfi ca. Os dados dapesquisa nos mostram que a educação geográfi ca deve tomar como objetode preocupação a conexão das crianças com o entorno, para que elas possampensar no futuro das cidades.