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The Emergence of a Discipline. Pre-Socratic Philosophy||A emergência de uma disciplina: o caso da filosofia pré-socrática
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Metadados
Descrição
We usually speak of “Pre-Socratic schools” without questioning theimplications of such an expression. Indeed, the idea that the first Greekphilosophers were organized in schools was at the heart of an argumentdeveloped in 1887 by H. Diels, the founder of modern Pre-Socraticstudies. The present article starts off from this argument, to demonstratethe presuppositions that partly reflect those of the modern academic institution, but partly also those of Aristotelian historiography. Atthe same time, this approach to the beginnings of Greek philosophy– an approach that sought a de-Aristotelism and de-schooling of thatphilosophy – was largely inspired by anthropological and pragmaticapproaches. And even though it was practiced by historians of ancientphilosophy, the approach is not adequate to account for the intellectualprocesses that led to the emergence of a discipline like Greek philosophy,an intellectual development whose novelty can be considered asa particularly interesting, even paradigmatic case, of disciplinaryinnovation.||Fala-se com frequência em “escolas pré-socráticas” sem se interrogarsobre as implicações de uma tal expressão. A ideia de que os primeirosfilósofos gregos estavam organizados em escolas foi objeto, em 1887,de um argumento desenvolvido por H. Diels, o fundador dos estudospré-socráticos modernos. O presente artigo parte deste argumento parademonstrar que os pressupostos nele presentes refletem em parte aquelesda instituição acadêmica moderna, mas em parte também aqueles dahistoriografia aristotélica. Ao mesmo tempo, procura-se mostrar quea abordagem desescolarizada, mas também desaristotelizada, dosprimórdios da filosofia grega, a qual foi largamente desenvolvida portrabalhos de inspiração antropológica e pragmática e que é tambémpraticada com frequência por historiadores da filosofia antiga, não bastapara dar conta dos processos intelectuais que supõem a emergênciade uma disciplina como a filosofia grega, cuja novidade pode serconsiderada como um caso particularmente interessante, ou mesmoparadigmático, de inovação disciplinar.
ISSN
0100-6932
Periódico
Autor
Laks, André
Data
31 de dezembro de 2010
Formato
Identificador
https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/24115 | 10.5380/his.v0i53.24115
Idioma
Editor
Fonte
História: Questões e Debates; v. 53, n. 2 (2010) | História: Questões & Debates; v. 53, n. 2 (2010) | 2447-8261 | 0100-6932 | 10.5380/his.v0i53
Assuntos
pre-Socratics; history of philosophy; school of philosophy | pré-socráticos; história da filosofia; escola filosófica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion