Descrição
This paper presents a reflection on the teaching-learning process, through an active methodology of an academic community. The discipline of the Graduate Program in Social Memory and Cultural Heritage, entitled Industries Seminar Creative provided an opportunity to master’s students from 2015, the research and development of a film type documentary about two former governors of the Rio Grande do Sul State. The general objective of the activity was to reflect on the different government administrations culture in RGS State working through the picture and sound. By identifying the public policy differences students sought, through a directed script, interview the former governors in order to contextualize the period and projects of each government. Methodologically the field research steps were exploratory interviews and footage. It was possible for the guidelines to identify the results of these research activities opportunity a reflection on the cultural potential.||Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem, mediante uma metodologia ativa de uma comunidade acadêmica. A disciplina do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais, intitulada Seminário de Indústrias Criativas oportunizou aos alunos mestrandos de 2015, a pesquisa e o desenvolvimento de um filme tipo documentário sobre dois ex-governadores do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo geral da atividade era refletir sobre as diferentes gestões governamentais de cultura no Estado do RGS trabalhando através da imagem e som. Mediante a identificação das diferenças de políticas públicas os alunos procuraram, através de um roteiro dirigido, entrevistar os ex-governadores de forma a contextualizar o período e os projetos de cada governo. Metodologicamente as etapas de pesquisa de campo foram exploratórias com entrevistas e filmagens. Foi possível durante as orientações identificar que os resultados dessas atividades de pesquisa oportunizaram uma reflexão sobre as potencialidades culturais.