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Linguagens do habitar: residências Farroupilhas sob o olhar da mídia televisiva a partir de documentos históricos.
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Metadados
Descrição
O trabalho analisa os cenários das minisséries O Tempo e o Vento (Rede Globo,1985) e A Casa das Sete Mulheres (Rede Globo, 2003), com o objetivo de identificar de que maneira o imaginário presente nas obras literárias sobre os modos de habitar no período da Revolução Farroupilha se traduz na produção audiovisual. Em programas televisivos de caráter histórico, o cenário apresentado torna-se, em geral, fonte de referência para a grande maioria dos telespectadores a respeito da época narrada. Torna-se, portanto, relevante refletir a respeito de como a representação de residências de épocas passadas é construída pela mídia televisiva, principalmente em programas de exibição nacional e com altos índices de audiência, procurando identificar qual a participação de documentos históricos como fontes de pesquisa para a construção dos cenários. As referências teóricas fundamentam-se em conceitos da Teoria da Interpretação, de Paul Ricoeur, bem como em noções de ambiência, de Jean Baudrillard e de cenário televisivo, de João Batista Cardoso. Faz-se uma análise comparativa entre os cenários das duas minisséries, tendo como recorte temporal o período da Revolução Farroupilha (1835-1845 Os cenários são analisados à luz das obras literárias de Érico Veríssimo e Letícia Wierchowski e comparados com documentos históricos, como plantas das residências da época, além de testamentos e inventários do período estudado. Palavras-chave: Cenário; Minissérie televisiva; Memória; Comunicação Abstract The paper analyzes the mini-series “O Tempo e o Vento” (Time and the Wind, Rede Globo,1985) and “A Casa das Sete Mulheres” (The House of the Seven Women, Rede Globo, 2003), aiming to identify how fiction present in literature portraying the types of dwelling existing during the period of “Revolução Farroupilha” (The War of the Farrapos, farrapos meaning tatters, rags) is translated into an audiovisual production. Within historical television programs, the scenario becomes, in general, source of reference for the vast majority of viewers with respect of the time narrated. Therefore, it becomes relevant to reflect on how the representation of past times households is depicted by the television media, mainly on national television programs and with high ratings of audience, trying to identify what is the participation of historical documents as source of research when building the scenarios. References are based on theoretical concepts of the Theory of Interpretation, of Paul Ricoeur, as well as on notions of ambience, of Jean Baudrillard and of television scenery, of João Batista Cardoso. It makes a comparative analysis between the scenarios of the two mini-series, having as time window the period of “Revolução Farroupilha”(1835-1845): the scenarios are analyzed under the light of the literature of Érico Verissimo and Leticia Wierchowski, and compared with historical documents, like household blueprints of the period, besides of wills and inventories of the period studied. Key-words: Scenario. Television Miniseries. Memory. Communication.
ISSN
1981-7207
Periódico
Autor
Santini, Valesca Henzel | Oliveira, Lizete Dias de
Data
24 de novembro de 2011
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/p.%2032-41 | 10.18316/p. 32-41
Idioma
Fonte
Mouseion; n. 8 (2010) | Mouseion; n. 8 (2010) | 1981-7207
Assuntos
Cenário; Minissérie; Memória; Comunicação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion