-
Paulo Freire and the Christian liberation: contribution of the concept of social worldview ||Paulo Freire y el cristianismo de la liberación: contribución del concepto de visión social del mundo||Paulo Freire e o cristianismo da libertação: contribuição do conceito de visão social de mundo
- Voltar
Metadados
Descrição
The possibility of relating Paulo Freire’s pedagogical theory, especially his work Pedagogy of the oppressed, with Liberation Theology in Latin America, from the category of social worldview, as a concept of a certain tradition of Marxism that runs from Lucien Goldmann to Michael Löwy, is studied. In this proposal, understanding Christian liberation, not only as a social movement but also as a bearer of a given social worldview, allowed to understand Paulo Freire’s work as part of a social group that constitutes a complete and coherent significant totality, with explicit characteristics. The approach of this study had an interdisciplinary character, which associated Philosophy of Education, Sociology and Religious Studies. Inspired by the methodology of the Sociology of Knowledge, it is proposed that Freire’s biography only confirms some elements of his shared ethical-critical options, which can be deepened with subversive potential.
Keywords: Christian liberation. Liberation Theology. Pedagogy of the oppressed.||En este artículo, se estudia la posibilidad de relacionar la teoría pedagógica de Paulo Freire, en especial su obra Pedagogía del Oprimido, con la Teología de la Liberación en América Latina, a partir de la categoría de visión social del mundo, como concepto de una cierta tradición del Marxismo que recorre desde Lucien Goldmann hasta Michael Löwy. En esta propuesta, entender el cristianismo de liberación no sólo como movimiento social, sino también como portador de una determinada visión social del mundo, permitió comprender la obra de Paulo Freire como parte de un grupo social que constituyó una totalidad significativa completa y coherente, con características explícitas. El enfoque de este estudio tuvo carácter interdisciplinario, el cual asoció Filosofía de la Educación, Sociología y Estudios de Religión. Con inspiración en la metodología de la Sociología del conocimiento, se propone que la biografía de Freire sólo confirma algunos elementos de sus opciones ético-críticas compartidas, que pueden ser profundizadas con potencial subversivo.
Palabras clave: Cristianismo de liberación. Teología de la liberación. Pedagogía del oprimido.||Neste artigo, estuda-se a possibilidade de relacionar a teoria pedagógica de Paulo Freire, em especial sua obra Pedagogia do oprimido, à Teologia da libertação na América Latina, a partir da categoria de visão social de mundo, como conceito de uma certa tradição do marxismo que percorre desde Lucien Goldmann a Michael Löwy. Nessa proposta, entender o cristianismo de libertação, não apenas como movimento social, mas também como portador de uma determinada visão social de mundo, permitiu compreender a obra de Paulo Freire como parte de um grupo social que constitui uma totalidade significativa completa e coerente, com características explícitas. A abordagem deste estudo teve caráter interdisciplinar, a qual associou Filosofia da Educação, Sociologia e Estudos da Religião. Com inspiração na metodologia da Sociologia do Conhecimento, propõe-se que a biografia de Freire apenas confirma alguns elementos de suas opções ético-críticas compartilhadas, as quais podem ser aprofundadas com potencial subversivo.
Palavras-chave: Cristianismo de libertação. Teologia da libertação. Pedagogia do oprimido.
ISSN
1809-4309
Periódico
Autor
da Silva Coelho, Allan | Malafatti, Fernanda
Data
8 de março de 2021
Formato
Identificador
https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16638 | 10.5212/PraxEduc.v.16.16638.029
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Práxis Educativa
Fonte
Práxis Educativa; v. 16 (2021): Publicação contínua; 1-16 | Práxis Educativa; Vol 16 (2021): Publicação contínua; 1-16 | Práxis Educativa; Vol. 16 (2021): Publicação contínua; 1-16 | Práxis Educativa; V. 16 (2021): Publicação contínua; 1-16 | 1809-4309 | 1809-4031
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion