-
Paulo Freire and the uses of hope: an experience report||Paulo Freire y los usos de la esperanza: un relato de experiencia||Paulo Freire e os usos da esperança: um relato de experiência
- Voltar
Metadados
Descrição
In this text, the topicality of the educational ideas in Paulo Freire’s writings is affirmed in three of his works: Pedagogy of the oppressed; Pedagogy of hope: reliving Pedagogy of the oppressed; and Pedagogy of indignation, which are used as theoretical references to report the experience of having met the educator at the State University of Ponta Grossa (UEPG) in 1992. When highlighting the historical meaning in the political scenario of that moment and the present, which have some aspects in common, the conception of “hope” that the educator conceptualizes as an existential and historical imperative of being in the world and an antidote against fatalism is revisited.
Keywords: Paulo Freire. Hope. Praxis.||En este texto se afirma la actualidad de las ideas educacionales en los escritos de Paulo Freire en tres de sus obras: Pedagogía del Oprimido; Pedagogía de la Esperanza: un reencuentro con la Pedagogía del Oprimido; y Pedagogía de la Indignación: cartas pedagógicas y otros escritos, que son utilizadas como referencia teórica para relatar la experiencia de haberse conocido al educador en la Universidad Estadual de Ponta Grossa (UEPG), en 1992. Al destacar el significado histórico en el escenario político de aquel momento y del presente, que poseen algunos aspectos en común, se hace revisión de la concepción de “esperanza” que el educador presenta como imperativo existencial e histórico y antídoto contra el fatalismo.
Palabras clave: Paulo Freire. Esperanza. Praxis.||Neste texto, afirma-se a atualidade das ideias educacionais nos escritos de Paulo Freire em três de suas obras: Pedagogia do oprimido; Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido; e Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos, que são utilizadas como referenciais teóricos para relatar a experiência de ter-se conhecido o educador na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 1992. Ao destacar o significado histórico no cenário político daquele momento e do presente, os quais possuem alguns aspectos em comum, revisita-se a concepção de “esperança” que o educador conceitua como imperativo existencial e histórico de estar no mundo e antídoto contra o fatalismo.
Palavras-chave: Paulo Freire. Esperança. Práxis.
ISSN
1809-4309
Periódico
Autor
Mara Aparecida Dalavia de Souza Holleben, India
Data
18 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16827 | 10.5212/PraxEduc.v.16.16827.056
Idioma
Fonte
Práxis Educativa; v. 16 (2021): Publicação contínua; 1-18 | Práxis Educativa; Vol 16 (2021): Publicação contínua; 1-18 | Práxis Educativa; Vol. 16 (2021): Publicação contínua; 1-18 | Práxis Educativa; V. 16 (2021): Publicação contínua; 1-18 | 1809-4309 | 1809-4031
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion