-
Tecnologias digitais e formação permanente de professores: continuidade ou insurgências?||Digital technologies and ongoing teacher training: continuity or insurgencies?||Tecnologías digitales y formación permanente del profesorado: ¿continuidad o insurgencias?
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo tem como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) junto às demandas educacionais contemporâneas. Para tanto, optou-se pelo estudo da educação brasileira a partir da chave analítica proposta por Paulo Freire, em sua defesa dos processos formativos permanentes. Para além das disposições cultivadas pelas referidas tecnologias e seus impactos nas diversas instâncias sociais, o artigo procura investigar a contextualização das estruturas de poder em que tais tecnologias se assentam, de modo a torná-las aptas ao aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, com vistas à emancipação dos atores escolares.
Palavras-chave: Formação permanente. Tecnologias digitais da informação e comunicação. Educação escolar.||This paper aims to discuss the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) related to contemporary educational demands. To do so, the study of Brazilian education was chosen using the analytical key proposed by Paulo Freire in his advocacy of the ongoing formation processes. Apart from the cultivated provisions by the referred technologies and its impact in many social bodies, the article tries to investigate the context of the power structures that these technologies stand with the purpose to make it fit to the improvement of the teaching and learning processes to emancipate the school staff.
Keywords: Ongoing formation. Digital information and communication technologies. School education.||El objetivo del artículo es discutir sobre la utilización de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) junto a las demandas educacionales contemporáneas. Para ello se optó por el estudio de la educación brasileña, a partir de la clave analítica propuesta por Paulo Freire, en su defensa de los procesos formativos permanentes. Más allá de las disposiciones cultivadas por las mencionadas tecnologías y su impacto en las diversas instancias sociales, el artículo busca investigar el contexto de las estructuras de poder sobre las cuales dichas tecnologías se asientan, de modo que se tornen aptas al perfeccionamiento de los procesos de enseñanza y aprendizaje con vistas a la emancipación de los actores escolares.
Palabras clave: Formación permanente. Tecnologías digitales de la información y la comunicación. Educación escolar.
ISSN
1809-4309
Periódico
Autor
José da Silva Dias, Maria | Pesce, Lucila
Data
31 de março de 2021
Formato
Identificador
https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16952 | 10.5212/PraxEduc.v.16.16952.049
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Práxis Educativa
Fonte
Práxis Educativa; v. 16 (2021): Publicação contínua; 1-16 | Práxis Educativa; Vol 16 (2021): Publicação contínua; 1-16 | Práxis Educativa; Vol. 16 (2021): Publicação contínua; 1-16 | Práxis Educativa; V. 16 (2021): Publicação contínua; 1-16 | 1809-4309 | 1809-4031
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion