Descrição
O presente estudo aborda aspectos da educação de surdos por uma análise comparativa das seguintes instituições: Escola Paroquial Perpétuo Socorro (1987-2012) e Colégio Estadual Wolff Klabin (2013-2015) de Telêmaco Borba/Paraná. A análise enfatiza comparações dos métodos educacionais utilizados nos referidos estabelecimentos em datas e contextos diferenciados, apontando ainda para o pioneirismo da Escola Paroquial Perpétuo Socorro na área da surdez. A construção da pesquisa fundamenta-se em referenciais teóricos sobre a Deficiência, a Surdez e a História Comparada, sob a interpretação de dados dos documentos oficiais e depoimentos dos entrevistados dispostos longo do texto. Registra-se a trajetória e caminhos que compõe a educação dos surdos em Telêmaco Borba, evidenciando os discursos ouvintistas, os modelos médico e social sobre as deficiências e como este universo é narrado pela sociedade. Os reflexos das lutas dos movimentos surdos pelo país em busca do respeito às suas diferenças procuram romper com o conceito de surdez e deficiência auditiva como idênticos. A promulgação de Leis Federais que asseguram e reconhecem a Língua de Sinais são algumas marcas importantes desses movimentos, que repercutem e promovem o acesso às oportunidades aos sujeitos surdos telemacoborbenses.