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Innovative teaching practices: innovation as a continuous teaching attitude in high school education||Docências inovadoras: a inovação como atitude pedagógica permanente no ensino médio
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Metadados
Descrição
This text seeks to examine the modern modes of shaping the teaching practice in High School education. This investigation focuses on how particular economies operating in this process, affirmed by the centrality of technoscientific knowledge and political dynamics of the cognitive capitalism, constitute particular strategies to govern the conducts of contemporary teachers in the High School courses. The magazine Carta na Escola from 2005 to 2010 was the one we have chosen for this study. From a theoretical point of view, we have used the Foucauldian concept of governmentality, as a way to investigate economies regulating particular practices. The shaping of the teaching practices starts with the perspective that, from a disposition of teaching knowledge and mobilisation of a set of strategies, innovation is regarded as a continuous teaching attitude. Therefore we understand that three strategies work in this innovative teaching practice: the modernity privilege; the inventiveness challenge; and the voluntary attitude.||O presente texto procura examinar os modos contemporâneos de constituição da docência no Ensino Médio. O eixo da investigação esteve centrado em examinar como determinadas economias de poder que operam nesse processo, enfatizadas pela centralidade dos saberes tecnocientíficos e pelas dinâmicas políticas do capitalismo cognitivo, constituem determinadas estratégias de governamento das condutas dos docentes contemporâneos no Ensino Médio. A revista Carta na Escola, em suas publicações desenvolvidas entre os anos de 2005 e 2010, foi a materialidade empírica escolhida para este estudo. Do ponto de vista teórico, operamos com o conceito foucaultiano de governamentalidade, tomando-o como possibilidade de interrogar as economias de poder, que regulam determinadas práticas. A constituição da docência descrita neste texto parte da perspectiva de que, desde a disposição de um conjunto de saberes pedagógicos e a mobilização de um conjunto de estratégias, a inovação é posicionada como uma atitude pedagógica permanente. Para tanto, entendemos que três estratégias são mobilizadas na constituição dessa docência inovadora: a) o privilégio da atualidade; b) o desafio da inventividade; c) a atitude da determinação voluntariosa.
ISSN
1981-2582
Periódico
Autor
da Silva, Roberto Rafael Dias | Fabris, Elí Terezinha Henn
Data
27 de junho de 2013
Formato
Idioma
Fonte
Educação; Vol. 36 No. 2 (2013): Dossier - Biopolitics, governmentality and education; 250-261 | Educação; Vol. 36 Núm. 2 (2013): Dossiê - Biopolítica, governamentalidade e educação; 250-261 | Educação; v. 36 n. 2 (2013): Dossiê - Biopolítica, governamentalidade e educação; 250-261 | 1981-2582 | 0101-465X
Assuntos
Teaching | High School | Innovation | Governmentality. | Docência | Ensino médio | Inovação | Governamentalidade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Políticas e práticas de formação